Este tema não é novo mas apresenta-se de forma constante aos empresários no dia-a-dia da sua empresa. Com a evolução global dos serviços financeiros, com o surgimento de plataformas de financiamento colaborativo e com o desenvolvimento do mercado das criptomoedas, os empreendedores e os gestores de empresas têm cada vez um leque maior de opções de financiamento.
Antes de escolher a sua fonte de financiamento deverá colocar as seguintes questões:
– Qual é a minha visão para o futuro?
– Quais são os meus objetivos?
– Como vou chegar lá?
A resposta a estas perguntas constitui a estratégia da sua empresa e deve servir de base para a elaboração de um plano de negócios que incorpore todos os fatores críticos do seu negócio, as oportunidades e as ameaças que surgem no mercado e os seus pontos fortes e fracos. Ao mesmo tempo deverá funcionar como um instrumento de gestão que lhe atuará como um mapa para o futuro próximo da sua empresa.
Feita a reflexão vamos então analisar algumas formas que poderá utilizar para financiar o seu projeto.
Historicamente em Portugal as empresas recorrem sobretudo a crédito bancário para financiar as suas operações, mas com a entrada de novos empreendedores e com a renovação do tecido empresarial, as perspetivas têm vindo a alterar-se.
Elencamos aqui 10 opções que deve considerar na altura de tomar a decisão de financiamento:
- Boostrapping – Boostrapping é o termo anglo-americano para representar o capital disponível em determinada situação. Neste âmbito uma forma de financiar o seu negócio é com o seu património pessoal, ou seja, com o capital que tem disponível no momento. Em alguns casos são considerados também os meios libertos pela empresa após o arranque. A utilização exclusiva deste método tem como principal vantagem o facto de garantir o controlo total sobre o negócio, uma vez que não existe recurso a outro tipo de financiamento (dívida, sócio, etc.);
- FFF (Family, Friends and Fools) – Os familiares e amigos serão à partida aqueles que estarão mais disponíveis para investir no seu projeto, pelos laços de proximidade que existem. É essencial alavancar a sua rede relacional mais próxima de forma a angariar potenciais investidores para o seu negócio. Estes financiamentos poderão assumir várias formas (empréstimo, participação no capital, etc.), pelo que poderá analisar e selecionar aquela que for mais adequada;
- Sócios – Uma forma eficiente de financiar o seu projeto é abrir o capital à entrada de outros sócios. Para além de capital estes sócios poderão trazer também competências e contactos importantes para desenvolver a sua ideia;
- Crédito bancário – existe uma infinidade de produtos bancários que devem ser escolhidos tendo em conta as suas necessidades e o fim a que se destinam. Estes podem assumir a forma de empréstimo, conta corrente, factoring, leasing, remessas de exportação, cheques pré datados e muitos outros. Deve analisar cuidadosamente as características de cada produto, o custo em que vai incorrer ao utilizar cada um deles, bem como outras condições particulares que existam. Ao mesmo tempo que o crédito bancário é um recurso valioso que permite alavancar o seu projeto, deve ser bem estudado e comparado com as outras soluções disponíveis;
- Business angels e capital de risco – Existem investidores disponíveis para entrar no seu negócio caso ele seja atrativo. É um método muito utilizado pelas startups para angariarem capital numa fase inicial que é essencial ao seu desenvolvimento. Para atrair este tipo de investidores é essencial conhecer de forma profunda o seu negócio e o mercado, estar preparado para responder a qualquer tipo de pergunta e ter uma estratégia bem definida para o seu projeto;
- Crowdfunding – As empresas e os projetos obtêm o montante financiado através de uma plataforma online. Este sistema, que já abordámos aqui, funciona normalmente com um método de contrapartidas, em que os investidores obtêm um benefício com a operação. Esta vantagem pode ser na forma de acesso prioritário e antes do mercado aos produtos ou serviços da empresa, descontos na aquisição, participação no capital, etc.. O principal fator distintivo deste método prende-se com o facto de que ao mesmo tempo constitui uma apresentação da ideia ao mercado e permite aferir a aceitabilidade da mesma. Em Portugal a plataforma mais conhecida é a PPL;
- Peer to peer Lending – Também conhecido como financiamento colaborativo ou bolsas de empréstimo, este método coloca em contacto quem procura financiamento com potencias investidores que obtêm normalmente remuneração do capital investido na forma de juros. Retirar o intermediário financeiro tem como principais vantagens possibilitar o acesso a crédito a projetos que por alguma razão não conseguem obter crédito bancário, ao mesmo tempo que apresenta um processo mais linear e com menos burocracia. Em Portugal a Raize, que dispersou parte do seu capital em bolsa o ano passado, é a única empresa que disponibiliza este serviço às empresas.
- Pré–venda – Ao efetuar a promoção e pré-venda dos seus produtos ou serviços junto de alguns clientes poderá gerar cash-flow que lhe permita operar sem recorrer a dívida ou outro tipo de financiamento. É semelhante ao crowdfunding na medida em que permite ao mesmo tipo testar a validade da ideia, produto ou serviço;
- Concursos de empreendedorismo – Existem alguns concursos de ideias de negócio e de promoção do empreendedorismo que atribuem prémios monetários aos vencedores. Estas iniciativas têm ao mesmo tempo a vantagem de dotar o empreendedor com ferramentas que ajudam à apresentação e desenvolvimento da sua ideia ao mesmo tempo que promove o seu projeto junto de potenciais investidores e parceiros;
- Fornecedores – Os fornecedores são seus parceiros no desenvolvimento do seu negócio. Um acordo sólido com condições de pagamento ajustadas aos prazos de recebimento dos seus clientes e que beneficie ambas as partes pode permitir gerir de forma eficiente as suas necessidades de fundo de maneio e reduzir de forma significativa as necessidades de Hot Money (financiamento bancário de curto prazo);
Como escolher?
Cada negócio é único, pelo que cada decisão de financiamento é também única. Existem vários fatores que podem influenciar a sua escolha e durante o processo de seleção poderá optar por um ou vários tipos de financiamento.
Alguns empreendedores utilizam o seu património numa fase inicial, abrem o capital a investidores e angariam financiamento bancário, definindo uma estrutura de capital variada. Para a tomada de decisão deverão ser tidos em conta os seguintes fatores:
- Quanto capital necessita? – Para uma baixa necessidade de capital o bootstrapping pode ser uma solução, enquanto que para necessidades maiores poderá ser necessário recorrer a um empréstimo ou a investidores;
- Analise as suas finanças pessoais – Enquanto que utilizar apenas o seu património pode parecer atrativo numa primeira fase, deverá refletir sobre as suas necessidades financeiras presentes e futuras, de forma a não comprometer o seu futuro pessoal;
- Qual é a sua propensão ao risco? – Cada tipo de financiamento tem um risco associado pelo que deverá selecionar um que lhe permita cumprir as suas responsabilidades de forma adequada ao seu perfil de risco;
- Reflita sobre as suas relações mais próximas – Ao aceitar dinheiro dos seus familiares a amigos está a assumir responsabilidades perante eles. Deverá analisar de forma realista a sua capacidade de reembolso destes empréstimos de forma a não comprometer as suas relações pessoais;
- Está disponível para partilhar o seu projeto? – Ao abrir o seu capital a business angels, sociedades de capital de risco ou sócios estará a partilhar o capital do seu negócio e com ele a tomada de decisão. Está disponível para trabalhar com outras pessoas? Antes de optar por estas soluções deverá ter presentes as obrigações presentes e futuras para com estes investidores.
Independentemente da forma de financiamento, deverá ter bem presente quais são os seus objetivos e qual é o seu plano para os atingir. Só desta forma conseguirá analisar todas as possibilidades de investimento e selecionar as que serão mais adequadas para o seu projeto.
Importantíssimo também é conseguir um distanciamento crítico que possibilite uma tomada de decisão racional e informada. Recorra a amigos, empresários experientes ou empresas de consultoria que o poderão ajudar a analisar qual a melhor forma de financiar o seu negócio.
“Whenever you see a successful business, someone once made a courageous decision.”
Peter Drucker