Para o sucesso de uma empresa, é fundamental conciliar os interesses dos gestores com os dos acionistas. No entanto, nem sempre os interesses convergem, visto que os gestores podem sentir-se tentados a tomar decisões com implicações positivas nos indicadores de curto prazo, menosprezando as consequências que poderão ter a longo prazo. Já os acionistas esperam a maximização da criação do valor da empresa a longo prazo. Por esta razão, para além da utilização de indicadores de curto prazo, é importante que as empresas utilizem também indicadores de longo prazo, para que seja possível convergir os interesses de ambas as parte. Assim sendo, foi criada uma nova medida de avaliação de desempenho de longo prazo denominada de LIVA.

O LIVA (long term investor value appropriation) é uma medida de avaliação de desempenho de longo prazo que permite perceber se existiu criação ou destruição de valor para o acionista ao longo do período analisado. Uma vez que este método utiliza dados históricos, mas numa perspetiva de longo prazo, este permite aos gestores analisar as decisões estratégicas que foram tomadas no passado e perceber o seu impacto na criação de valor para a empresa, sendo por isso essencial no apoio à tomada de decisão futuras.

Para além disso, é importante destacar que o LIVA é especialmente útil em situações onde:

  1. A magnitude económica importa: como o LIVA mede o desempenho das empresas em valor absoluto, este permite ter uma perceção sobre o impacto real das grandes empresas na economia. Isto contraste com outras medidas de valor relativo, como o ROA, porque apesar de poderem apresentar valores relativos elevados, comparativamente às grandes empresas, estas não têm um impacto significativo.
  2. É necessário perceber o impacto de eventos corporativos de grande importância: o LIVA é essencial para perceber o impacto de grandes eventos corporativos, como fusões e aquisições, falências, etc., no desempenho das empresas.
  3. É necessário perceber se o desempenho da empresa é afetado durante um longo período: há situações em que as medidas de curto prazo poderão não conseguir captar o impacto de uma ação estratégica no desempenho de longo prazo e por isso é fundamental utilizar um indicador de longo prazo.
  4. É necessário fazer uma análise detalhada: esta medida permite fazer uma avaliação do desempenho da empresa a longo prazo comparativamente aos seus pares. Para além disso, é possível decompô-la em diferentes períodos de tempo e em diferentes aspetos (diferentes negócios, usos de dinheiro, etc.), permitindo perceber que partes do negócio afetaram positiva ou negativamente o desempenho da empresa.

Atualmente existe uma base de dados global com o valor do LIVA calculado para 45 000 empresas, disponível no WRDS (Wharton research data services), com dados recolhidos durante o período de 1999 e 2021.

No entanto, também é possível calcular o valor do LIVA com base nos dados históricos do mercado das ações. Assim, no seu cálculo é necessário utilizar o fluxo de caixa livre durante o período t (FCFt), o valor investido pelos investidores no momento 0 (V0), o valor de mercado no momento T (VT), o custo do capital (r) e o número de anos correspondente ao período final em análise (T).

Para perceber como interpretar o valor obtido, a Apple, segundo os dados recolhidos durante o período de 1999 a 2018, é a empresa que apresenta maior LIVA ($ 1 002 mil milhões). Este valor significa que caso o acionista tivesse investido na Apple ao invés de investir num índice de mercado ganharia mais 1 002 mil milhões de dólares.

Considerando o impacto que as decisões estratégicas poderão ter no valor do LIVA, esta medida permite perceber as consequências que as decisões estratégicas terão no desempenho a longo prazo e o significado económico subjacente a essas consequências.

O planeamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com o futuro de decisões presentes. – Peter Drucker

 Para que o seu planeamento estratégico seja bem-sucedido, é essencial perceber que decisões passadas criaram ou destruíram valor para a empresa, fazendo com que as decisões presentes gerem um futuro promissor.

 

Bibliografia:

Siggelkow , N., & Wibbens, P. (2020). What’s the Best Way to Create Long-Term Value? Harvard Business Review.

Wibbens, P. D., & Siggelkow, N. (2019). Introducing LIVA to measure long-term firm performance. Strategic Management, 41 (5), 867-890.

https://www.liva-measure.com/faq