2021 chegou e este é o ano da esperança. 2020 ficou para trás com todas as suas contrariedades e só o queremos esquecer. Este é o sentimento que muitos partilham, mas será esta a melhor atitude?
Antes de começar a escrever este artigo fui ao arquivo do pontoTGA espreitar o primeiro artigo de 2020. O tema é Construir o Futuro e começa por referir que “nunca como agora vivemos num ambiente tão incerto e volátil”. Se este era o sentimento no início de 2020, em 2021 ainda está mais reforçado. Para responder a este enquadramento apresentámos a construção de cenários, ou seja, futuros possíveis para a partir daí desenvolver a estratégia da sua organização.
2020 clarificou o que é realmente a incerteza, mas será que alterou assim tanto os cenários futuros?
Um dos cenários apresentados como exemplo neste artigo datava de novembro de 2019, da conferência “Future of Work” (figura 1) e referia-se a 2030. Reparem que a oportunidade de trabalhar online já era aqui destacada, bem como a ênfase em projetos de empreendedores nos seus mercados locais. Com a pandemia assistimos ao emergir destas duas realidades, reforçando este cenário como um futuro possível.
Aliás, o teletrabalho, por exemplo, já era uma mega tendência embora poucos estivessem ainda despertos para a sua operacionalização. Também o comércio online já estava em franco crescimento, acelerando ainda mais com pandemia.
As organizações que já tinham refletido sobre futuros possíveis e desenhado a sua estratégia a partir daí estavam mais despertas e conseguiram assim adaptar-se de forma mais consistente, com soluções duradoras. Não reagiram simplesmente a um momento de crise, mas adaptaram os seus negócios tendo em conta as perspetivas para o futuro. Muitas vezes estas duas dimensões até são desenvolvidas em paralelo como sugerimos aqui.
Neste novo ano, não faça apenas uma lista de objetivos. Analise futuros possíveis, há várias organizações que publicam tendências e cenários que podem ajudar neste enquadramento (1). Junte a sua equipa e defina uma estratégia coerente para a sua empresa, definam os objetivos, faça com que cada um se comprometa com as metas estabelecidas em conjunto. Por fim, construam o plano de ação. Recorde Peter Drucker: “a melhor forma de prever o futuro é criá-lo”.
Ao longo do ano esteja atento ao evoluir da situação e faça as adaptações necessárias ao plano de ação para que as metas sejam atingidas. E muito importante: celebre cada vitória com a sua equipa, por mais pequena que seja.
2021 é o ano da esperança. Construa novas oportunidades para o seu futuro.
(1) Por exemplo: www.forumforthefuture.org e https://ec.europa.eu/futurium/