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Este é o título do livro que com o José Trovão Silva, acabei de publicar na ACTUAL editora.

A Gestão Estratégica é a área da gestão que trata de garantir o sucesso no futuro. Claro que para se ter futuro é necessário obter agora resultados e essa é a tarefa da gestão operacional. Normalmente as empresas são competentes na gestão operacional, mas a nível estratégico têm algumas limitações.

Esta foi uma das principais razões que nos fez escrever este livro. Tentámos combinar rigor dos conceitos com a sua aplicação prática, para que o leitor possa aplicar estes conceitos e ferramentas indispensáveis para construir um futuro de sucesso.

Então o que é a estratégia?

A estratégia é a direção de longo prazo de uma empresa e que se traduz em ação para a concretização dos resultados. Como sabemos o futuro é diferente do passado e do presente e se continuarmos a fazer no futuro o que fazemos hoje temos o insucesso garantido.

A estratégia é um processo integrado de pensamento e ação coerentes e assume-se que é necessário desenvolver o processo de gestão estratégica.

O processo da gestão estratégica inicia-se normalmente com a definição da missão e visão da empresa. A missão traduz a finalidade da empresa, a razão de existir. A visão refere-se a caminhos futuros do negócio, a longo prazo é o grande objetivo a alcançar.

O processo continua com o diagnóstico em que se identificam os desafios mais importantes que a empresa enfrenta. Para isso é necessário avaliar os recursos e capacidades da empresa e as oportunidades e ameaças do contexto externo.

A tarefa a seguir é explorar todas as opções que a empresa identificou e escolher aquelas que permitem alavancar os recursos e capacidades nucleares e que criam mais valor para os clientes e resultados para a empresa e abandonar as outras que não criam nem valor nem resultados. É necessário avaliar regularmente o ajuste entre os recursos e capacidades que podem gerar vantagens competitivas e os segmentos de mercado alvo em que a empresa atua.

A seguir definem-se as ações que permitem alcançar os objetivos definidos, focando a empresa naquilo que é relevante, tendo em conta as limitações da empresa garantindo e resolvendo problemas.

A implementação da estratégia mereceu um tratamento bastante detalhado para que se obtenham resultados de excelência.

É necessário envolver e alinhar as pessoas da empresa, para que no âmbito das suas funções concretizem a estratégia. Depois é necessário acompanhar e controlar a concretização dos objetivos aos diferentes níveis e tomar decisões. Este controlo vai permitir detetar precocemente necessidades de correção ou de ajustamento da estratégia e da sua implementação.

As empresas incorporando a dimensão da gestão estratégica nas suas práticas vão incorporando e desenvolvendo novas competências que vão melhorar a sua competitividade.

Neste livro combina-se o rigor teórico das abordagens com a exemplificação prática dos conceitos para quebrar barreiras à implementação da estratégia e prepararam-se cinco casos de empresas ou setores em que se aplicam os conceitos apresentados.

O caso IVM ilustra como esta empresa desenvolveu os seus recursos e capacidades e como estes sustentaram a vantagem competitiva.

O caso da indústria de telemóveis em Portugal destaca a importância da análise aprofundada do ambiente competitivo para a escolha da estratégia.

No caso MG o tema central é a estratégia competitiva escolhida pela empresa. Propõe-se uma avaliação da viabilidade da estratégia face aos recursos e capacidades da empresa e uma análise aos seus riscos.

No caso Inforsys propõe-se uma análise ao ajuste da estratégia seguida pela empresa tendo em conta os seus recursos e capacidades e as características do sector das TI.

O caso XT evidencia a necessidade de alterar a estratégia seguida.

Quer saber mais?

Esperamos por si dia 15 de fevereiro às 14:30 na Livraria Arquivo.