O objetivo de qualquer empresa, qualquer que seja a sua dimensão, é obter resultados acima da média por longos períodos de tempo. No entanto, nos vários artigos que temos publicado aqui sobre este assunto verifica-se que apenas um número reduzido de empresas consegue obter e sustentar vantagens competitivas em longos períodos de tempo.
Como podemos então alargar a vantagem competitiva para mais anos?
Wibbens (2019) num interessante artigo publicado numa revista de referência da estratégia explica como. E a sua resposta é simples: É com recursos de ordem superior, e em especial com a estratégia, que as empresas conseguem quase duplicar o tempo em conseguem ter vantagens competitivas. Assim sendo a estratégia é indispensável para sustentar desempenho de excelência por longos períodos e deve ser usada em empresas de diferentes dimensões para garantir a coerência das escolhas das empresas.
Sabemos, por experiência própria, que a estratégia está ausente da atividade da maior parte dos gestores das empresas da nossa região e do nosso país. As empresas estão só concentradas no curto prazo e na gestão operacional. Ora, para garantir que a performance das empresas se mantém no futuro é necessário alterar esta situação e introduzir a dimensão estratégica. Claro que é necessário gerir o presente (com a gestão operacional), mas também o futuro (com a dimensão estratégica).
Wibbens distingue recursos de nível superior e recursos operativos. Os recursos e capacidades de ordem superior são os que não afetam diretamente os resultados correntes, mas que afetam persistentemente a taxa de variação esperada de outros recursos e capacidades (os operativos). Como exemplo destes recursos de nível superior o autor refere a estratégia, a gestão de talentos, a inovação e a capacidade para efetuar fusões e aquisições.
Estes recursos e capacidades têm características únicas em cada empresa e são uma representação abstrata das capacidades dinâmicas, fundamentais para encontrar respostas em contexto de grande instabilidade e mudança e que, pelas suas características, potenciam a sustentação da vantagem competitiva.
Os recursos e capacidades operativos são recursos e capacidades que afetam diretamente os resultados expectáveis da empresa a curto prazo. São exemplo deste tipo de recursos as marcas, as patentes, os clientes exclusivos e as unidades produtivas especializadas e muito eficientes.
A Estratégia ou capacidade estratégica da empresa é um recurso de nível superior que vai permitir gerar novos recursos e capacidades operativos e sustentar a vantagem competitiva no tempo gerando de forma persistente resultados acima da média.
Então é tarefa da gestão de qualquer empresa, pequena ou grande, desenvolver a dimensão estratégica para poder alcançar resultados acima da média de forma sustentada.
Esta dimensão da gestão gere-se como todas as outras mais operacionais. Pela sua importância deve ter um responsável, o CEO ou a gestão de topo, que pode ser apoiado por um especialista interno e/ou por um consultor externo com conhecimentos e experiência em Estratégia. Os consultores externos especializados podem apoiar e facilitar a escolha e implementação da estratégia e a gestão do processo nas PME.
O futuro é diferente do presente e é necessário preparar a mudança. Este é o objetivo da estratégia que começa no presente e projeta a empresa para o futuro (novos clientes, novas necessidades, novas tecnologias, pessoas com novas competências, etc.) assegurando a continuação de resultados de Excelência.
A sua empresa está preparada para sustentar desempenhos de excelência no futuro?
Nós estamos aqui para o ajudar.
Wibbens, P. D. (2019). Performance persistence in the presence of higher‐order resources. Strategic Management Journal, 40(2), 181-202.