O mercado está cada vez mais competitivo e as empresas necessitam de implementar estratégias de marketing mais sofisticadas. Já não bastam os anúncios na televisão, site ou redes sociais, é preciso ir mais além. Utilizar uma Pop-up Store pode ser uma excelente abordagem para se destacar e ter sucesso.

Pop-up” quando traduzido à letra significa “aparecer”. E é um aparecer que tem uma forte componente de inesperado e gera curiosidade. As Pop-up Stores (ou lojas pop-up) são lojas físicas temporárias que ficam abertas durante um curto período de tempo num determinado espaço físico.

O maior objetivo de uma pop-up store é atrair clientes pelas suas instalações atrativas através da oferta de um novo formato e de experiências únicas. Por um lado, incute nos clientes um sentido de urgência, no sentido em que se não aproveitar a oportunidade de visitar a loja e conhecer as suas ofertas, quando o fizer pode ser tarde demais; por outro lado proporciona aos clientes um sentimento de satisfação com a aquisição dos bens que se encontram na loja pela experiência vivida.

A utilização deste tipo de lojas tem vindo a crescer exponencialmente principalmente nas lojas existentes apenas online. Nestes negócios a possibilidade do contacto pessoal com a marca e experimentação dos produtos facilitam o processo de compra dos clientes e alcance de novos consumidores.

Esta não é uma estratégia nova, as pop-up stores ganharam popularidade pela primeira vez na década de 1990 em cidades como Londres, Nova York e Tóquio. Hoje podem ser encontradas em praticamente qualquer lugar.

De acordo com uma pesquisa da Storefront as principais razões que levam os empresários a optarem por esta estratégia são o aumento do buzz em torno da marca (com  66%), a possibilidade de se conectar com o cliente pessoalmente (com 63%) e para a introdução de um novo produto (com 46%).

Esta pesquisa (conforme figura abaixo) mostrou ainda que as empresas/marcas que optaram por avançar com uma pop-up store conseguiram aumentar a sua visibilidade, as suas vendas e a interação nas redes sociais.

Adaptado de Storefront

 

Quais os benefícios de uma pop-up store?

  • Oportunidade para testar novos mercados: esta estratégia permite-lhe avaliar a receção do seu produto ou marca em diferentes localizações antes de realizar grandes investimentos para a abertura de uma loja física tradicional. Por exemplo, esta estratégia pode ser utilizada quando pretende expandir a sua marca para outras cidades e pretende avaliar qual o melhor local;
  • Proximidade com o cliente: As pop-up stores são uma excelente oportunidade para que novos clientes conheçam a sua marca e os seus produtos. Por exemplo no caso das lojas que existem apenas online é uma boa forma de impulsionar a relação com o cliente;
  • Aumento das vendas: a abertura de uma pop-up store possibilita-lhe alcançar um maior número de pessoas aumentando assim as suas vendas e o interesse do consumidor;
  • Gerar buzz marketing: com todas as diferenças face a uma loja tradicional as oportunidades de gerar buzz para a marca são grandes. Os comentários, fotografias e partilhas nas redes sociais irão gerar interesse de quem não viveu a experiência na pop-up store, induzindo outras pessoas a visitar a loja. A visibilidade da sua marca irá aumentar e mais consumidores serão alcançados com esta estratégia.

Criar uma pop-up store deve ser bem pensado para que consiga obter os resultados desejados. Para isso devem ser tidos em conta os pontos mencionados abaixo:

  • Duração: regra geral uma pop-up store permanece durante um curto período de tempo, promovendo um espírito de exclusividade e de notoriedade da marca. Geralmente funcionam entre 1 dia a 3 meses, podendo em alguns casos ficar abertas por mais tempo (ver figura abaixo).
Duração pop-up store
Adaptado de Storefront

 

  • Produtos: selecione os produtos que pretende comercializar de acordo com o espaço disponível, que representem a sua marca e que estejam alinhados com a altura do ano. Por exemplo: se construiu a sua pop-up store para o Dia do Pai, leve produtos específicos para homem. Já se estivermos no Dia dos Namorados, deve destacar produtos para casais.
  • Localização: é um dos pontos a que deve dar mais atenção. A localização escolhida para a pop-up store deve ter em conta a visibilidade do local e o fluxo de pessoas que o frequentam (que deve estar alinhado com a persona do seu negócio). Analise vários locais tendo em consideração também o valor do espaço de forma que esteja dentro do orçamento disponível.
  • Custos: uma pop-up store tem custos inferiores a uma loja tradicional. No entanto, é necessário definir um orçamento de forma que não incorra em custos superiores aquilo que consegue pagar. Coloque numa folha todos os custos que irá incorrer (como aluguer da loja, custos com o marketing, contratação de pessoal, entre outros) de forma a conseguir ter uma previsão do custo total de criação da sua pop-up store.
  • Divulgação: antes de abrir uma pop-up store é preciso fazer um bom trabalho de marketing para a divulgação da loja. As redes sociais (Facebook, Instagram ou outras que façam sentido), e-mail marketing, banners, revistas, influencers podem ser boas opções para que alcance o maior número de pessoas possível. O cliente deve ser informado sobre a data de abertura e de encerramento, a localização e o horário de funcionamento da loja.
  • Experiência: uma loja pop-up que cumpre o seu objetivo é aquela que fixa a sua marca/produto na mente do consumidor. A experiência que a loja proporcionar é que vai fazer a diferença. O design, a arquitetura, o grafismo e a sinalética são elementos fundamentais para criar uma imagem marcante e impactante, atrair a atenção dos consumidores e ativar o desejo de entrar na loja para consumir não só o produto, mas também o conceito que a loja apresenta. São estes elementos que permitem transformar a experiência do cliente dita “normal” em algo diferenciador e marcante.

Derivado do conceito das pop-up stores tem surgido um pouco por todo o mundo a ideia de pop-in stores. A principal diferença entre os dois conceitos está no facto das pop-up stores serem criadas em espaços próprios e as pop-in stores estarem localizadas dentro de outras lojas já existentes.

Dois dos grandes benefícios de se abrir uma pop-in store face às pop-up está na partilha de clientes com a loja em que ela está situada, tanto a loja principal quanto a Pop-in ampliarão os seus possíveis clientes e o investimento necessário para o aluguer do espaço físico possivelmente será mais reduzido pois apenas é necessário alugar uma parte da loja já existente.

As pop-up stores e pop-in stores têm sido implementadas por diferentes marcas um pouco por todo o mundo, nas mais diversas áreas de negócio como moda, higiene e beleza, tecnologia, alimentação, entretenimento, entre outros.

Portugal tem acompanhado esta tendência. Exemplo disso são as pop-up stores desenvolvidas pela Decathlon com a loja Decathlon Connect este ano em Troia ou a Viagens El Corte Inglés que têm neste momento a funcionar 6 pop-up stores em diferentes centros comerciais espalhados pelo país.

E na sua empresa já experimentou uma Pop-up Store?