customer experience

Proporcionar uma ótima experiência ao cliente é uma fonte de criação de vantagens competitivas: se por um lado uma boa experiência contribuí para o aumento da satisfação dos clientes e sua fidelização, podendo ter impactos significativos nas vendas; por outro um cliente com uma má experiência poderá levar à perda de vendas, perda de outros clientes e quota de mercado.

Apesar das empresas concordarem que uma excelente experiência do cliente fornece uma vantagem competitiva importante, de acordo com o relatório da Martech Alliance apenas 31% dos profissionais de marketing acham que estão a superar as expetativas de customer experience.

Customer Experience (CX), ou Experiência do Cliente é o conjunto de perceções e impressões que um cliente possui sobre uma determinada empresa ou marca após interagir com ela.

O CX é o resultado da imagem que cada marca/ empresa passa para os seus clientes durante todo o processo de interação, desde o momento que o cliente conhece a marca, navega pelo seu site, entra em contato e finaliza uma compra, até aos momentos posteriores, como um eventual atendimento ou suporte pós-venda, por exemplo. Cada ação tomada pela empresa vai ter impacto na perceção que os seus clientes têm dela e consequentemente na sua decisão de continuar ou não a comprar em determinada empresa/ marca.

No estudo “State of Customer Experience 2019” da Hotjar, os entrevistados foram categorizados em quatro níveis de acordo com a estratégia de CX implementada:

  • Ignore – são empresas que não veem a experiência do cliente como importante. Não há esforços para desenvolver uma estratégia de CX ou medir as iniciativas de CX;
  • Novice – empresas que reconhecem a necessidade de melhorar a experiência do cliente. Implementaram as etapas básicas para identificar e medir problemas relacionados ao CX, mas não têm uma estratégia de CX clara;
  • Competent – empresas que se esforçam para oferecer uma experiência de alta qualidade para seus clientes. Possuem uma estratégia clara de CX com processos criados para medir os resultados;
  • Mature – a sua estratégia de CX está incorporada em tudo o que fazem. O feedback do cliente forma o núcleo da sua estratégia e tomada de decisão.

De entre uma amostra de 2.000 profissionais de CX dos EUA, Reino Unido, Austrália, Canadá e UE 19 apenas 12% das empresas se identificaram como Mature CX, enquanto 38%  identificaram-se como Competent, 40% como Novice e 10% como Ignore.

Estatísticas apontam que para 84% dos clientes a experiência que uma empresa oferece é tão importante quanto os seus produtos ou serviços. De acordo com a pesquisa da PwC “Experience is everything: Here’s how to get it rightmais de 30% dos clientes deixariam de comprar uma marca que adoram após uma má experiência e mais de 40% após várias más experiências (ver figura abaixo).

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Fonte: “Experience is everything: Here’s how to get it right”, PwC

Mais do que nunca proporcionar uma ótima experiência ao cliente é extremamente importante para a empresa se destacar face aos seus concorrentes, pois o comportamento dos consumidores mudou e agora mais do que o produto, a experiência que passam com a marca passou a ter grande impacto na decisão de compra.

O que é que na realidade cria uma boa experiência ao cliente? Velocidade? Conveniência? Consistência? Cordialidade?

De acordo com a pesquisa da PwC quase 80% dos consumidores apontam para velocidade, conveniência, ajuda experiente e serviço amigável como os elementos mais importantes de uma experiência positiva do cliente (ver figura abaixo).

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Fonte: “Experience is everything: Here’s how to get it right”, PwC

Por outro lado, as três principais causas de uma má experiência do cliente (ver figura abaixo) são os longos tempos de espera (com 20% dos entrevistados a mencionar este fator), funcionários que não entendem as necessidades do cliente (com 18%) e problemas/perguntas não resolvidas/ não respondidas (com 18%).

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Fonte: “State of Customer Experience 2019”, Hotjar

 

Como melhorar a experiência do cliente?

  • Construir o Mapa de Percurso do Cliente: de forma a entender os passos que o cliente realiza durante a interação com a empresa. Esta ferramenta permite-nos identificar os fatores e processos que podem ser melhorados no contacto com o cliente. Por exemplo: identificar se existe algum problema que esteja a dificultar a compra, detetar falhas na comunicação interna, etc…
  • Reduzir o esforço do cliente: identificar quais as fases de maior complexidade no mapa de percurso do cliente e nas quais os clientes terão maior dificuldade;
  • Personalização: os consumidores estão à procura de experiências únicas que atendam às suas necessidades e sejam capazes de resolver os seus problemas;
  • Ouvir os seus clientes: ouça com atenção as dúvidas e as reclamações dos seus clientes encarando-as como uma oportunidade para melhorar os seus produtos e serviços mais alinhados com as suas necessidades;
  • Utilizar a tecnologia: para entregar uma experiência mais positiva aos seus clientes pode utilizar diferentes soluções ao nível da tecnologia como sejam as soluções de CRM (que ajudam a captar e a organizar informações estratégicas, tomar decisões, etc..), inteligência artificial (otimizar a utilização de dados para desenvolver uma maior ligação com os clientes), chatbots (ou robôs de conversação que permitem fornecer um atendimento mais rápido, dinâmico e personalizado) e realidade aumentada (que permite que os consumidores vejam como determinado produto se enquadraria no seu ambiente ou até experimentar peças de roupa ou acessórios virtualmente).

Está pronto para avançar para o próximo nível de Customer Experience?