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Com a pandemia muitas das nossas atividades migraram para o digital o que impactou os investimentos publicitários das empresas em todo o mundo.

Dados do estudo conjunto da Multidados e da Guess What mostram que 47,2% das empresas aumentaram o orçamento destinado a ações de marketing digital, enquanto 39,6% reconheceram ter substituído os meios publicitários por meios digitais nas suas ações de comunicação. As ferramentas digitais mais utilizadas são o Email marketing (57,8%), social media ads (52,8%), redes sociais (38,0%), online ads (29,4%) e eventos (28,2%).

De acordo com as previsões da IPG Mediabrands em termos globais os investimentos no digital serão responsáveis por 64% dos investimentos globais em publicidade nos media e poderão atingir dois terços do total dos investimentos publicitários em 2022.

No caso de Portugal prevê-se que o crescimento do digital acelere em 2021, entre 12 e 15%, impulsionado pelo aumento da publicidade nas redes sociais, vídeo e motores de busca, passando a representar, no total, cerca de 30% do mercado publicitário português.

Quais são os benefícios da publicidade online?

  • Maior alcance: a internet não tem fronteiras, nem horários o que significa que a publicidade digital é capaz de aumentar o alcance da sua empresa, não só para divulgar a sua marca como também para vender os seus produtos/serviços;
  • Dados em tempo real: na publicidade online é possível obter dados em tempo real das pessoas que visualizaram o anúncio, quantas clicaram, que público está atingir, etc.
  • Diferentes tipos de formatos: na publicidade online podemos utilizar diferentes tipos de formatos de divulgação consoante o local onde vamos fazer o anúncio: texto, imagem, texto e imagem ou vídeo;
  • Competitividade para as empresas mais pequenas: não são necessários investimentos avultados para divulgar a sua marca ou empresa na internet, sendo até possível iniciar sem qualquer investimento monetário.

A publicidade online pode dividir-se em dois grandes grupos:

  • Publicidade orgânica significa que a publicidade não é paga, ou seja não é necessário um investimento monetário direto. Este tipo de publicidade é maioritariamente alimentada por via de estratégias de Inbound Marketing. Alguns exemplos: Google My Business, SEO, Redes Sociais e Marketing de Conteúdo;
  • Publicidade paga como o nome indica recorre a ferramentas de promoção e divulgação de marcas exigindo um investimento financeiro. Alguns exemplos:

Links Patrocinados – são os conteúdos em destaque quando procura por alguma palavra-chave no motor de busca. Esses anúncios colocam a sua empresa numa posição de destaque na página de resultados do motor de busca, que de forma orgânica seria dificilmente alcançável;

Remarketing – ferramenta do Google Ads que identifica utilizadores que já tiveram contacto com a sua marca/ produtos/ serviços no seu website e passam a exibir anúncios personalizados na rede de display do Google;

Publicidade em Redes Sociais (por exemplo Facebook, Instagram, Linkedin ou Youtube) – A publicidade em redes sociais é uma excelente estratégia para aumentar a visibilidade da sua marca fidelizando e angariando novos clientes.

 

Se por um lado, uma estratégia de publicidade paga possibilita atingir resultados de forma rápida, tem alcance garantido, possibilita fazer a segmentação do seu público-alvo e é de fácil configuração e manutenção, por outro lado está sujeita a cobrança por clique independentemente do visitante se converter ou não, existem aplicações que bloqueiam anúncios diminuindo a sua eficácia e quando se deixa de pagar o alcance e o tráfego diminuem drasticamente.

Uma estratégia de publicidade orgânica apresenta como principais vantagens não ter custos diretos, ser uma forma de gerar maior credibilidade e reputação da sua empresa e atrair tráfego mais qualificado para o seu website gerando mais negócios a longo prazo. Mas esta é uma estratégia que exige tempo até se obterem resultados, é necessário despender de recursos internos que assegurem a produção de conteúdos de qualidade e não é possível a segmentação do público como no caso dos anúncios pagos.

Publicidade Orgânica vs Publicidade paga? Qual delas é a melhor estratégia para a sua empresa?

A resposta a esta questão deve ter em consideração o objetivo, o custo-benefício, a urgência de resultados e os recursos disponíveis.

Por exemplo, enquanto um anúncio pago pode ser mais adequado para atingir objetivos de vendas específicos, anunciar uma promoção ou campanha temporária ou divulgar um novo produto, os conteúdos orgânicos são mais apropriados para melhorar a sua posição nos resultados dos motores de busca, ganhar tráfego qualificado para o website da sua empresa, educar e converter os leitores do seu blog e aumentar a credibilidade da marca.

O aconselhável e que tende a obter uma taxa de sucesso mais elevada é utilizar um mix das duas estratégias, uma vez que ambas se complementam. Combinando as duas estratégias conseguirá resultados a curto prazo através do tráfego pago e no médio longo prazo através das iniciativas focadas no tráfego orgânico.

E na sua empresa já definiu a sua estratégia de publicidade online?

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