Com a entrada em vigor do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) após 25 de maio de 2018 o envio de e-mails de marketing aos contatos das suas bases de dados passou a obrigar ao consentimento expresso dos utilizadores antes do envio de qualquer comunicação. A implementação destas novas regras colocou grandes desafios às empresas no âmbito das ações de marketing, mais especificamente de marketing digital.
Numa altura em que o Booking, um dos “inventores” do e-commerce e que mudou as regras do jogo em relação a todo o setor do turismo, envia postais personalizados com um desconto associado será que ainda compensa apostar em campanhas de e-mail marketing?
Com base numa pesquisa realizada pelo Radicati Group de fevereiro de 2019, o número de utilizadores do e-mail em todo o mundo estará próximo dos 3,9 biliões em 2019. Até ao final de 2023 prevê-se que este valor cresça para mais de 4,3 biliões, o que significa que mais de metade da população mundial utilizará o e-mail. No gráfico abaixo é possível observarmos a previsão da evolução do número de utilizadores do e-mail entre 2019 e 2023.

Ainda com base na pesquisa referida anteriormente, em relação ao tráfego diário de e-mails observou-se que o número total de e-mails comerciais e de particulares enviados e recebidos por dia irá em 2019 ultrapassar os 293 bilhões. Em 2023 espera-se que este valor cresça para mais de 347 biliões (ver gráfico abaixo).

Em média as pessoas passam 5,6 horas por dia a ver o e-mail (face a 5,4 horas em 2017) de acordo com o estudo “Consumer Email Survey 2018” (ver gráfico 3). Pouco mais de 3 horas são gastas na consulta do e-mail do trabalho e 2,5 horas no e-mail pessoal.

Quanto aos dispositivos utilizados para consultar o e-mail dados de 2018 (ver gráfico 4) confirmam que maioritariamente é usado o smartphone e o desktop com 85% e 69%, respetivamente. Com a massificação da utilização dos smartphones nos últimos anos tem-se verificado um aumento do número de pessoas que utilizam este dispositivo para ver o e-mail em detrimento do desktop que está a perder cada vez mais adeptos. Em 2017, 81% das pessoas utilizavam o smartphone e 74% consultava o seu e-mail através do desktop.

Com o objetivo de conhecer as opiniões e comportamentos dos consumidores em relação ao e-mail marketing a Zettasphere e a Emailmonday realizaram um estudo denominado E-mail Addiction. Desta pesquisa resultaram algumas conclusões interessantes que importa realçar:
- E-mail consultado a toda hora e em todos os locais: 65% das pessoas vêm o seu e-mail mais de três vezes ao dia e 28% dos utilizadores consulta o e-mail mais de 10 vezes por dia. 69% das pessoas vêm o seu e-mail imediatamente ao acordar. Mais de um terço das pessoas consulta o seu e-mail nas férias, na casa de banho e nos restaurantes. No gráfico 5 podemos observar mais pormenorizadamente os locais onde maioritariamente as pessoas costumam consultar o seu e-mail.

- Expetativas dos consumidores quando se inscrevem para receber e-mails: 74% das pessoas quando assinam o seu formulário para receberem e-mails esperam receber ofertas e descontos. Notícias (35%) e conselhos relacionados com os produtos de marca (23%) são menos esperados.

- Canais pelo qual os consumidores preferem ser contactados para receber promoções das marcas: O e-mail ocupa a posição de topo com 83% das pessoas identificando como o canal preferido de comunicação com as marcas. De seguida temos o Facebook e o correio com 38% e 27%, respetivamente (ver gráfico 7).

De acordo com a McKinsey o e-mail continua a ser uma forma mais eficaz de adquirir clientes em comparação com as redes sociais (ver gráfico 8). O e-mail é 40 vezes mais eficaz na aquisição de novos clientes face ao Facebook e ao Twitter. Apesar disto é a pesquisa orgânica que gera um maior número de consumidores adquiridos (com 16%), mais de 2 vezes superior ao e-mail.

Se durante muito tempo o email marketing era sinónimo de spam e de comunicações intrusivas, com o avanço de ferramentas de automação de marketing este canal tornou-se numa das melhores formas de entregar as mensagens certas para as pessoas certas no momento certo.
Para que possa começar a criar as suas campanhas de e-mail marketing tem disponíveis no mercado algumas opções gratuitas que lhe permitem o cumprimento dos requisitos do RGPD, a segmentação das suas listas de contactos, a personalização, a automação de e-mail marketing e a análise das diferentes métricas associadas a cada campanha. Destaco:
–Mailchimp: esta ferramenta permite-lhe criar uma conta gratuita até 2.000 contactos e a possibilidade de 10.000 envios por mês. É uma plataforma muito simples e intuitiva que lhe possibilita criar listas personalizadas, campanhas segmentadas e mensurar os resultados. O Mailchimp possui diversos templates gratuitos que podem ser utilizados na construção das suas campanhas podendo ainda ser integrada com outras plataformas.
–E-goi: esta plataforma dispõe de um plano gratuito o “5001” que lhe permite construir uma base de dados até 5.001 contactos podendo enviar até 15.000 e-mails por mês. Esta plataforma permite criar e enviar newsletters e campanhas de e-mail marketing de forma fácil e rápida, automatizar mensagens, segmentar os seus contactos e apresenta relatórios detalhados para acompanhamento do sucesso de sua campanha.
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