O conceito de Inbound Marketing foi criado pela Hubspot e tem como objetivo captar e despertar online o interesse de um determinado target para um produto/ serviço através da criação e partilha de conteúdo. Assim estaremos a conseguir atrair um público qualificado (potenciais clientes), a aumentar a probabilidade de repetirem a procura e de divulgarem os conteúdos de uma forma positiva.
Comparativamente com a velha estratégia tradicional de Outbound Marketing, onde as empresas alcançam os seus clientes através de um grande investimento em espaços publicitários (TV, rádio, imprensa, outdoors, flyers, compra de listas de e-mails, etc), o conceito de Inbound Marketing assenta na criação de conteúdo alinhado com os interesses e necessidades dos potenciais clientes (Content Marketing). Podemos então concluir que o Inbound Maketing está relacionado com a geração de leads, isto é, focado em estratégias online com o principal objetivo de atrair tráfego/contactos qualificados e consequentemente, a sua conversão em clientes. Por fim pretende-se que o consumidor assuma um importante papel na divulgação de conteúdos, pois é cada vez mais participativo no que é alusivo às suas áreas de interesse.
Como exemplo de ferramentas de Inbound Marketing temos as Redes Sociais, SEO – Search Engine Optimization, Blogging e o Email Marketing.
Este gráfico desenvolvido pela Hubspot, descreve bem a metodologia de uma estratégia de Inbound onde a descrevem como “The best way to turn strangers into customers and promoters of your business.”
Seguem alguns motivos que demonstram a importância de integrar o Inbound nas estratégias de marketing para empresas e marcas:
- Potencial de envolvimento e fidelização da atenção do consumidor. A comunicação é direcionada e mais clara, deixando a interação mais prazerosa e interessante, respeitando ao mesmo tempo estes pilares da comunicação digital: informar, ensinar, entreter e motivar. Desta forma conseguiremos aliviar as ações de persuasão de compra totalmente focadas no produto e humanizar a relação com o consumidor.
- Redução de custos associados à estrutura de comunicação de marketing.
- Estratégias de Content Marketing podem gerar até 93% mais leads, segundo relatório da HubSpot ROI.
- Consumidor altamente conectado que toma as suas decisões com base na informação que encontra online. Cada vez menos o consumidor é passivo e apenas audiência das ações de comunicação. Atualmente o consumidor também produz conteúdo, quer participar em tudo que esteja relacionado com os seus interesses e pretende estar inserido no processo de comunicação das marcas.
- Potencial de negócio quando a estratégia de Inbound Marketing está perfeitamente alinhada com a força de vendas/área comercial.