aqui falámos sobre os papéis das finanças e o seu contributo para o planeamento e para a execução da estratégia das empresas. A maioria das funções financeiras atualmente ainda está bastante focada apenas no reporte financeiro e na redução de custos. Uma gestão financeira diferenciadora deve focar-se nos recursos e capacidades da empresa que criam vantagens competitivas, promovem a sustentabilidade e o crescimento, aumentado o valor da empresa para os seus stakeholders.

O  ambiente  competitivo global exige abordagens dinâmicas no financiamento das operações da sua empresa e a criação de soluções customizadas às necessidades de cada organização. Uma gestão financeira estratégica deve focar-se na criação de valor para o negócio e na geração de retorno para os acionistas/sócios, pelo que deverá estar devidamente alinhada e integrada na estratégia.

As grandes consultoras (KPMG, Delloite, McKinsey, etc.) têm departamentos específicos de Finance Strategy ou Strategic Financial  Management e as empresas recorrem cada vez mais a consultoria especializada nesta área.

Finance Strategy ou Estratégia Financeira consiste numa abordagem estruturada da função financeira de uma empresa, com uma visão clara, uma estratégia própria e um roadmap para a atingir, tudo devidamente integrado na sua estratégia global da empresa. Esta estratégia financeira deverá ser criada tendo em conta o ambiente competitivo onde a empresa atua, as expectativas dos seus stakeholders e deverá obviamente ser suportada nos seus recursos e capacidades (com características VRIO) para permitir um foco nas oportunidades que criam valor para a organização.

O correto desempenho do papel estratégico da função financeira numa empresa permite a atuação como motor propulsor da criação de valor e como sistema de controlo do cumprimento dos objetivos ao mesmo tempo que encaminha as operações da empresa no sentido de uma maior eficiência com um rigoroso controlo de custos. Para alcançar estes objetivos é crítica uma avaliação constante de prioridades que permita ajustar a estrutura financeira na prossecução da missão da empresa.

Como?

Não faz sentido pensar em estratégia empresarial sem integrar a função financeira da empresa. Esta vai contribuir com uma visão financeira para a estratégia global da organização e deverá ser capaz de controlar de forma eficiente os investimentos, as operações e os gastos a três níveis:

  • STRATEX – Strategic Expenditure, ou despesas e investimentos estratégicos que integram os projetos de longo prazo da empresa;
  • CAPEX – Capital Expenditure – representa investimentos ou gastos em ativos que permitam à empresa ampliar ou reduzir a sua capacidade;
  • OPEX – Operational Expenditure – diz respeito às despesas operacionais da empresa, ou seja, os custos em que a empresa tem de incorrer para desenvolver as suas operações.

Uma função financeira deverá ser parte integrante do planeamento e controlo estratégico, contribuindo para a capacidade da empresa em gerar valor para o seu cliente, mas também dotando a empresa de meios e capacidades para capturar parte desse valor e distribuí-lo aos seus acionistas e diferentes stakeholders.

A função financeira deve ser pensada tendo por base os fatores atrás indicados e deve ter um papel ativo abrangendo as perspetivas estratégica e operacional da empresa que têm impacto na performance como por exemplo:

  • Definição da estrutura organizacional;
  • Definição dos requisitos de informação de gestão e a sua gestão;
  • Otimização dos processos;
  • Eventual recurso a outsourcing de atividades de suporte que não criam valor;
  • Investimento e desinvestimento em tecnologia;
  • Gestão das competências, desempenho e talentos;

Esta atuação permitirá às empresas melhorar a criação de valor através da identificação e gestão dos riscos do negócio, através da redução de custos e do foco nas atividades em que cria valor. A valorização clara da sua cadeia de valor permitirá também aumentar a colaboração e as parcerias estratégicas com fornecedores e clientes. A gestão eficiente do financiamento, da tesouraria e da libertação de meios contribuirá também para o melhor funcionamento da organização e para o alcance dos seus objetivos estratégicos.

É essencial adotar uma abordagem estratégica da função financeira na sua empresa. Pode optar por desenvolver esta transformação de forma interna ou recorrer a consultoria especializada. As empresas de consultoria prestam serviços de aconselhamento financeiro, benchmarking e alinhamento com as melhores práticas, reestruturação financeira, planeamento e controlo de gestão, implementação e apoio num vasto conjunto de ferramentas de gestão (Ex: Balanced Scorecard).

O mercado não espera por ninguém e as exigências são cada vez maiores em todos os setores. Comece já hoje a pensar e a executar de forma estruturada a sua estratégia!

“A gestão não tem a ver com a preservação do status quo, mas sim com a manutenção do mais elevado índice de mudança que a organização e as pessoas nela podem suportar.”

John Harvey-Jones