Uma visita a importantes estatísticas sobre o tema do alinhamento de colaboradores com a estratégia organizacional revela os seguintes dados:
- 95% dos colaboradores não tem conhecimento, ou não compreende, a estratégia da sua organização;1 e 2
- 75% dos colaboradores não têm os seus incentivos alinhados com a estratégia da organização; 2
- 60% das organizações não alinham os seus orçamentos com a sua estratégia de negócio; 2
- 90% das organizações falham na execução da sua estratégia; 1
- 86% das equipas de gestão usam menos do que uma hora por mês na discussão da estratégia. 1
O desafio passa por convidar os leitores a compararem estas estatísticas, de nível mundial, com a sua própria organização.
A organização já tem uma estratégia definida? É eficaz e eficiente na sua implementação? Com que periodicidade analisa e discute a sua estratégia? Quantos são os colaboradores que têm conhecimento da estratégia da sua organização? E quantos colaboradores têm as suas ações alinhadas com essa mesma estratégia?
Independentemente do grau de maturidade do planeamento, da implementação e da monitorização da estratégia no seio das organizações, verifica-se muitas vezes que, mesmo existindo uma estratégia definida, há, por parte dos vários níveis hierárquicos, dificuldade em aceitar uma única verdade, muitas vezes porque a estratégia e os seus resultados não são comunicados ou carecem da informação necessária, contribuindo para que a estratégia não seja compreendida por quem tem de a implementar.
Adicionalmente, no dia a dia das organizações, os sistemas utilizados tendem a não facilitar a implementação da estratégia e a grande preocupação das equipas de gestão e dos colaboradores prende-se com questões urgentes, a resolver no momento, deixando os temas importantes para depois: ênfase nas questões operacionais relegando a estratégia para segundo plano.
Como ultrapassar o desafio lançado?
A metodologia Balanced Scorecard (BSC) vem eliminar as barreiras acima identificadas, permitindo a todos os colaboradores uma visão integrada da organização, a par com o controlo em tempo real que gera uma maior confiança nos resultados, por todos os níveis envolvidos. A utilização do Balanced Scorecard vem otimizar a comunicação da estratégia na estrutura da organização, alinhada com a visão estratégica da mesma.
Principais funções do Balanced Scorecard:
- Comunicar a estratégia a toda a organização;
- Alinhar as ações com os objetivos estratégicos;
- Medir o desempenho organizacional.
Com o Balanced Scorecard, a estratégia da organização é representada graficamente num mapa estratégico. Esse mapa contempla várias perspetivas, e áreas de atuação, para as quais se definem objetivos com fortes relações de causa-efeito entre si. Para cada objetivo são definidos indicadores chave de desempenho. A cada momento, o desempenho da organização face às metas lançadas para cada indicador é monitorizado através de scorecards que permitem a rápida e intuitiva visualização do desempenho global da organização e facilitam a identificação de ações corretivas a implementar.
Porque não utilizar desde já um modelo coerente que integra estratégia da organização, como um todo, numa estrutura simples e flexível que é aplicável a todos os setores e tipos de organização?
Se o leitor reconheceu alguma das estatísticas apresentadas na sua organização ou se já se deparou com alguma das barreiras identificadas, então está na hora de implementar o Balanced Scorecard na sua organização e preparar-se para o desafio desta mudança!
1Balanced Scorecard Collaborative / Society for Human Resource Management. (2002). Aligning HR with organizational strategy. Research Study 67-17052.
2Kaplan, R. S., & Norton, D. P. (2007). A Competency that creates Competitive Advantage. Palladium Group, Inc.