O Pai Natal que conhecemos tem origens muito curiosas. Deriva da figura de São Nicolau Taumaturgo, Arcebispo de Mira (Turquia), no século IV, que costumava ajudar quem estivesse em dificuldades financeiras, colocando anonimamente na chaminé um saco com moedas.

Nos dias de hoje o Pai Natal é um simpático velhote conhecido por entregar os presentes na véspera de Natal, por volta da meia-noite, descendo pela chaminé e deixando-os debaixo da árvore de natal ou nas meias penduradas na lareira.

Apesar da atual imagem do Pai Natal ser uma invenção norte-americana do século XIX, esta tradição possui profundas raízes europeias e continua a influenciar as celebrações natalícias um pouco por todo o mundo.

Mas porque se veste o Pai Natal de vermelho e branco?

Antigamente o Pai Natal vestia-se de diversas formas. Os fatos eram de cores garridas e usava um barrete ou uma coroa de azevinho. A sua figura nunca era representada de uma forma única que o caracterizasse universalmente. Até que, em 1931 durante as suas campanhas de Inverno, a empresa Coca-Cola veio resolver a questão.

Nos anos 30, a Coca-Cola procurava uma forma de vender os seus produtos durante o inverno, altura do ano em que se verificava uma enorme quebra na venda dos refrigerantes. Contataram um conhecido ilustrador publicitário da época, Haddon Sundblom que criou a imagem de um Pai Natal “rechonchudo” de vestes vermelhas com orlas brancas de peluche. Para promover a famosa bebida, contrataram um ator para dar vida à imagem criada. Assim, o Pai Natal apareceria com um ar carinhoso e com uma garrafa de Coca-Cola na mão.

Esta campanha correu o mundo e alcançou um grande sucesso. A figura do Pai Natal criada pela Coca-Cola demonstra como o marketing  de uma marca e a força de um anúncio podem rapidamente transformar uma imagem num ícone global.

E já sabe… caso se tenha portado bem durante o ano, certamente terá um presente na noite de natal.

BOAS FESTAS