A gestão de recursos humanos é uma das disciplinas da área organizacional que sofreu muitas alterações ao longo das últimas décadas. Passámos de uma visão standardizada, onde víamos as pessoas como quase-máquinas, com um objectivo apenas: produzir e dar o seu máximo para a empresa, para uma visão cada vez mais humanista, onde cada pessoa é vista de forma diferente e única e como parte integrante da empresa, onde há uma real preocupação sobre o seu bem-estar e o seu desenvolvimento.
Esta visão mais humanista, mais centrada nas pessoas, fez alterar o foco das organizações. Finalmente percebeu-se que nem todas as pessoas se regem pelos mesmos interesses. E objetivos ou se motivam da mesma forma. Cada pessoa é única e necessita de diferentes estímulos para que se comprometa com os objetivos da organização.
Esta mudança organizacional foi, e é, realmente importante para os que querem organizar a sua empresa da melhor forma e para atingir níveis de desempenho de excelência.
O grande desafio que daí adveio, quer sejam microempresas, pequenas, médias ou grandes empresas, são as pessoas: Quem temos ao serviço da empresa? Como as devemos valorizar? Como as motivamos? Será que estão realmente comprometidas com a empresa? O que a empresa pode dar para que eles se comprometam mais com a empresa?
Todas as questões são válidas se queremos pessoas comprometidas com a organização!
Mais perguntas poderia colocar e em muitas delas teríamos quase tantas respostas como o número de colaboradores da empresa…
E esse é um enorme desafio!
Mas para responder a todas as perguntas existe algo que as liga e as conecta: é o conhecimento!
Quem conhece os seus colaboradores, as suas pessoas, tem metade do trabalho feito. Quem não conhece, precisa urgentemente de o fazer.
Para conhecer as suas pessoas não bastará conhecer o que fazem na organização, quais são as suas tarefas e quais são as suas responsabilidades. É preciso saber qual é o seu perfil, com o que se preocupam, o que realmente as motiva a trabalharem nesta empresa, os seus hobbies, entre outras questões.
Poderia dizer que este desafio é o grande desafio dos Recursos Humanos, mas não! Quem pensa assim está enganado. Este desafio não é apenas do departamento de Recursos Humanos, é de toda a organização. É preciso que cada líder, quer seja de equipa, projecto, departamento, secção, unidade fabril, ou outro, seja responsável por este conhecimento. É urgente conhecer quem temos à nossa frente, saber as suas motivações e agir em conformidade.
Outro desafio, depois de conhecer as pessoas, é perceber se são as pessoas certas na organização. Se é com estas pessoas que a empresa alcançará a excelência ou se apenas sobreviverá. Em diferentes momentos da vida da empresa serão necessárias diferentes pessoas de vários perfis mas, uma certeza existe: serão necessárias pessoas comprometidas.
E como não lidamos com desafios pequenos, ainda é possível identificar outro desafio: temos as pessoas certas nos locais certos? Se tivermos as pessoas certas nos locais certos será muito mais fácil motivar as pessoas e atingir a excelência. Por outro lado, se as pessoas certas estiverem no local errado, o mais fácil é elas ficarem desmotivadas e possivelmente saírem.
A empresa pode ter os seus meios materiais e técnicos mas, se deixar de ter as pessoas certas, dificilmente ultrapassará com êxito a mudança.
“se embarcarmos pessoas erradas torna-se irrelevante ter ou não descoberto a direcção certa”
In “De Bom a Excelente”, Jim Collins