Numa das empresas que colaborei, no sentido de criar um painel de indicadores para toda a empresa, a gerência da empresa (sociedade por quotas) fez a seguinte observação:

Antes de serem criados indicadores de performance para a equipa da nossa empresa, será importante criar indicadores para nós (gerentes).

Após alguns debates surgiu um indicador que me suscitou alguma curiosidade em medir:

“Conhecer o nível de relações dos colaboradores com a gerência”

Assim, para conhecer as relações com a gerência foi criado um questionário com escala de concordância com as afirmações colocadas, onde 1 significava que o colaborador estava em total desacordo com a afirmação e 5 significava que o colaborador estaria em total acordo com a afirmação colocada.

Deste modo, o questionário era composto por as seguintes 10 questões:

  • A gerência dá bons exemplos
  • A gerência demonstra empenho no processo de mudança
  • A gerência aceita críticas construtivas
  • A gerência aceita sugestões de melhoria
  • A gerência delega eficazmente
  • A gerência estimula a iniciativa das pessoas
  • A gerência encoraja a confiança mútua
  • A gerência assegura o desenvolvimento dos colaboradores
  • A gerência promove ações de formação adequadas
  • A gerência reconhece e premeia os esforços individuais

De notar que, para não enviesar os dados recolhidos, foram excluídos todos os colaboradores relacionados familiarmente com a gerência, como por exemplo os seus descendentes, dos quais restaram 42 que responderam anonimamente ao questionário, longe da “vista” dos gerentes, para que não existissem receios nas respostas dadas.

Após a recolha de informação, algumas conclusões foram retiradas, como seja a alteração do sistema de incentivos e prémios assim como a forma de delegação de competências.

Neste sentido, a gerência foi avaliada pelas suas relações com os seus colaboradores, desfez-se a curiosidade e, mais ainda, o nível de relações dos colaboradores com a gerência até veio acima do esperado.