A ginástica laboral está na moda! Mas mais do que uma moda é uma das soluções para prevenir e/ou lidar com as graves consequências das doenças profissionais, principalmente para quem passa grande parte do seu dia na mesma posição.
Em primeiro lugar, antes de falar nos benefícios destes exercícios quero partilhar convosco algo que aconteceu comigo e tenho a certeza que também já aconteceu a alguns de vós.
Quem é nunca sofreu de dores no pulso? Nas mãos e até nos dedos? E de cãibras?
Principalmente quem usa computador e mesa sabe do que estou a falar, sobretudo das dores na “mão do rato”. Durante vários meses essas dores acompanharam-me, e o meu acessório de eleição, por imposição, era a ligadura elástica para aliviar as dores do pulso.
Como a dor era teimosa e não queria passar, resolvi ir a minha médica de família.
No fim da consulta a “solução” foi mais simples que a esperada. Aconselhou-me a utilizar uma pomada para aliviar as dores musculares, mas reforçou que deveria fazer os exercícios de alongamento para quem trabalha ao computador e que a melhor solução para o meu problema seria fazê-los pelo menos duas vezes por dia.
Mais do que isso e para me desafiar enviou-me uma apresentação em powerpoint com os tais exercícios. Este desafio foi alargado a toda a equipa da TGA! No dia seguinte, escolhemos uma música para acompanhar a apresentação e começámos a fazer os exercícios duas vezes por dia.
Os alongamentos ou a ginástica laboral que fazemos servem para aliviar o corpo mas também para relaxar a nossa mente deixando-nos mais aptos para as nossas funções diárias. É uma sequência de exercícios que vai normalizar as nossas funções corporais e diminuir a possibilidade de comprometer a nossa integridade física.
Uma dica tão simples que contribuiu para a nossa saúde e bem-estar, com vários benefícios quer para os trabalhadores, quer para entidade patronal:
Para os trabalhadores:
– Melhora a qualidade de vida;
– Combate o Stress;
– Tranquiliza, relaxa e aumenta a capacidade de concentração;
– Reduz as lesões musculares e diminui a tensões musculares;
– Relaxa o nosso corpo;
– Ativa a circulação;
– Deixa o corpo mais solto e leve;
– Corrige a nossa postura;
– Aumenta a agilidade;
– Melhora o funcionamento dos nossos órgãos vitais;
– Aumenta a nossa autoestima (aumenta a produção serotonina, a hormona da felicidade e da alegria).
Entidade Patronal
– Melhora a qualidade de vida dos colaboradores;
– Reduz o número de lesões;
– Aumenta a eficiência e a produtividade no trabalho;
– Melhora o ambiente de trabalho;
A duração dos nossos alongamentos/ginástica laboral é de apenas 4 minutos. São simples e podem ser feitos em qualquer lugar, quer seja no escritório, onde passamos grande parte do nosso dia, ou em casa.
Façam como nós, duas vezes por dia, parem o que estão a fazer e façam ginástica com os/as vossos/as colegas de trabalho.
Aqui na TGA fazemos às 11h e às 16h30. Se estiverem por cá, não se livram de se juntar a nós.