Todas as organizações, aqui focando nas empresas, se debatem com a necessidade de melhorar a sua produtividade. Quem se recusa a melhorar a sua produtividade?

Como fazer de forma inteiramente lucrativa? Eis a questão.

  • Trabalhar mais (mais horas): diminui a qualidade e aumenta os custos;
  • Trabalhar mais rápido (ritmos mais acelerados): diminui a qualidade e custos (?);
  • Admitir mais pessoas: diminui a qualidade e aumenta os custos;
  • Comprar equipamentos: aumenta os custos e qualidade (?);
  • Reduzir desperdícios: AUMENTA A QUALIDADE E REDUZ OS CUSTOS.

Reduzir desperdícios torna-se pois a única estratégia ganha-ganha e, além disso, supostamente a investimento zero.

DESPERDÍCIO = Tudo o que é adicional ao mínimo de recursos necessários para fabricar um produto ou para prestar um serviço: Tempo, Materiais, Espaço, Dinheiro, etc.

Anteriormente foi aqui abordado os 7 Tipos de Desperdícios, ou as 7 grandes causas para a ocorrência de desperdícios.

O PENSAMENTO LEAN é geralmente definido como um Sistema de Gestão assente na filosofia de eliminação total de todo o desperdício através da utilização dos métodos mais eficientes em todas as fases da cadeia produtiva.

O PENSAMENTO LEAN pode ser trazido à prática através de um programa de duração média, com resultados consolidados a partir de +/- 6 meses, e com a utilização de um conjunto de metodologias de melhoria contínua para redução ou eliminação de desperdícios, economicamente representando melhoria da produtividade.

Começa-se por um diagnóstico das situações existentes, estabelecem-se objetivos a alcançar (de melhoria contínua), define-se um programa de ações para melhoria, executa-se e mede-se os resultados e, por fim definem-se medidas corretivas para os desvios encontrados. Em ciclos que se repetem continuamente.

As metodologias a aplicar não são de escolha como quem consulta um catálogo, mas escolhidas caso a caso, consoante a necessidade que pretendemos satisfazer. São muito diversificadas e são conhecidas geralmente por seus acrónimos.