No artigo da semana passada apresentou-se o EVA como métrica de medição do valor económico. Este é um indicador importante para verificar se a empresa criou ou destruiu valor e permite-nos verificar se a estratégia que a empresa está a implementar garante ou não a sustentabilidade do negócio e se esta deve ou não ser alterada.

Note-se que se os resultados não forem aqueles que se pretendem face aos objetivos definidos deve-se modificar a estratégia, iniciando-se o respetivo processo.

Para se iniciar o processo de definição da estratégia começa-se por avaliar as oportunidades do contexto externo, em especial do mercado, e os recursos e capacidades que a empresa possui, que vão sustentar as ofertas.

É do equilíbrio entre estas dimensões, tendo presente a Visão os valores e a cultura da empresa, que se escolhe a estratégia a seguir e se definem as ações que a concretizam.

Collis e Rukstad criaram o conceito Sweet Spot estratégico para auxiliar na escolha das ofertas no mercado face à concorrência e às necessidades dos clientes, tendo em conta o contexto geral (tecnologia, demografia, regulação, economia, ambiental, político, etc.) e a indústria onde se compete.

Sweet Spot estratégico é o espaço onde a empresa satisfaz as necessidades de clientes e os concorrentes são incapazes de o fazer devido à diferença nas capacidades entre empresas. É portanto uma posição única que os concorrentes não conseguem alcançar.

sweet_spot
Collis and Rukstad, HBR

Trata-se então de explorar as capacidades únicas da empresa que lhe permitem satisfazer necessidades específicas de clientes em atributos relevantes, seja na excelente relação preço e conveniência (excelência operacional), no ajustar produtos e serviço ao cliente (intimidade com o cliente) ou na oferta de produtos e serviços inovadores (liderança produto).

Como as necessidades dos clientes vão mudando é necessário a empresa ir descobrindo e criando sucessivos Sweet Spots que a diferenciem e que criem mais valor para os clientes, para a empresa e para outras partes interessadas.

Quer garantir o sucesso da sua empresa? E já identificou os seus Sweet Spots?

 

Atualize-se comos nossos artigos

Mantemos os seus dados privados.
Ver Política de Proteção de Dados da TGA.

Atualize-se comos nossos artigos

Mantemos os seus dados privados.
Ver Política de Proteção de Dados da TGA.
Escritório

Rua Álvaro Pires Miranda
Lote 47 n.º 71, 1º-B
2415-369 Leiria

Telefone: 244 823 986
Telemóvel: 968 448 810
Email: geral@tga.pt

Subscreva anossa newsletter

    Escritório

    Rua Álvaro Pires Miranda
    Lote 47 n.º 71, 1º-B
    2415-369 Leiria

    Telefone: 244 823 986
    Telemóvel: 968 448 810
    Email: geral@tga.pt

    Subscreva anossa newsletter