No artigo da semana passada apresentou-se o EVA como métrica de medição do valor económico. Este é um indicador importante para verificar se a empresa criou ou destruiu valor e permite-nos verificar se a estratégia que a empresa está a implementar garante ou não a sustentabilidade do negócio e se esta deve ou não ser alterada.
Note-se que se os resultados não forem aqueles que se pretendem face aos objetivos definidos deve-se modificar a estratégia, iniciando-se o respetivo processo.
Para se iniciar o processo de definição da estratégia começa-se por avaliar as oportunidades do contexto externo, em especial do mercado, e os recursos e capacidades que a empresa possui, que vão sustentar as ofertas.
É do equilíbrio entre estas dimensões, tendo presente a Visão os valores e a cultura da empresa, que se escolhe a estratégia a seguir e se definem as ações que a concretizam.
Collis e Rukstad criaram o conceito Sweet Spot estratégico para auxiliar na escolha das ofertas no mercado face à concorrência e às necessidades dos clientes, tendo em conta o contexto geral (tecnologia, demografia, regulação, economia, ambiental, político, etc.) e a indústria onde se compete.
Sweet Spot estratégico é o espaço onde a empresa satisfaz as necessidades de clientes e os concorrentes são incapazes de o fazer devido à diferença nas capacidades entre empresas. É portanto uma posição única que os concorrentes não conseguem alcançar.
Trata-se então de explorar as capacidades únicas da empresa que lhe permitem satisfazer necessidades específicas de clientes em atributos relevantes, seja na excelente relação preço e conveniência (excelência operacional), no ajustar produtos e serviço ao cliente (intimidade com o cliente) ou na oferta de produtos e serviços inovadores (liderança produto).
Como as necessidades dos clientes vão mudando é necessário a empresa ir descobrindo e criando sucessivos Sweet Spots que a diferenciem e que criem mais valor para os clientes, para a empresa e para outras partes interessadas.
Quer garantir o sucesso da sua empresa? E já identificou os seus Sweet Spots?
Dr. Gabriel, mais um excelente artigo!
Muito instrutivo!