Gestão para que te quero?

A resposta óbvia é para ter melhor performance ou melhores resultados.

Por isso é que é tão relevante em diferentes áreas: empresarial; setor público; política; desporto; religião; ensino; saúde.

A gestão (Robbins e Coulter, 2021) implica coordenar e supervisionar as atividades de trabalho de outros para que estas sejam concluídas de forma eficiente (utilizando bem os recursos disponíveis) e eficaz (atingindo os objetivos estabelecidos).

Se pensarmos na origem de qualquer empresa, grande ou pequena, encontramos sempre uma necessidade não satisfeita no mercado (dimensão externa) e a criação de uma nova oferta baseada no conhecimento (a título individual ou através de uma empresa ou entidade, dimensão interna) que crie valor para o mercado e resultados para a empresa.

Esta dimensão de criação de valor é central ao desenvolvimento e sucesso de qualquer negócio e deve ser apropriável pelas partes interessadas. Em primeiro lugar pelos clientes, para que se mantenha a procura e depois pela empresa para que possa continuar a funcionar com sucesso.

Nota: as empresas são constituídas por pessoas que usam coisas como máquinas, instalações e outros meios físicos e que através dos seus conhecimentos e perícia transformam em produtos ou serviços que chegam ao mercado. Os clientes também são constituídos por pessoas que procuram obter os melhores resultados para si ou para a sua empresa.

A gestão é efetuada pelos gestores aos diferentes níveis da empresa, desde o topo até à base, e todos são importantes para o sucesso. Para desempenharem a sua função os gestores planeiam, organizam, motivam, lideram e controlam:

  • Planear significa pensar antes de agir. Isto é, primeiro avaliar as oportunidade e ameaças e ter presente os recursos e capacidades disponíveis. Depois de refletir nestas dimensões estabelecer objetivos e definir planos onde constem as ações para atingir os objetivos.
  • Organizar significa definir de forma mais clara o contexto em que as pessoas atuam de modo que todos saibam quem deve fazer o quê e quem é responsável por que resultados, estabelecendo uma rede de comunicação para a tomada de decisões, refletindo e apoiando os objetivos.
  • Motivar os colaboradores significa agir no sentido de proporcionar a satisfação dos subordinados, levando-os a adotar determinado comportamento alinhado com os objetivos da empresa.
  • Liderar é o processo de influenciar um grupo no sentido de atingir objetivos empresariais.
  • Controlar é o processo de acompanhamento das atividades para garantir que sejam executadas de acordo com o planeado e corrigir quaisquer desvios significativos.

Estas funções de gestão serão realizadas nas duas dimensões da gestão estratégica e a operacional.

Funções e Dimensões da Gestão
Figura 1: Funções e Dimensões da Gestão

A Estratégia trata de garantir o sucesso a longo prazo da empresa e deve estar integrada com as operações que a concretizam e que a ajudam a modelar. Estas dimensões são também interdependentes e não se pode ter sucesso se este não for um processo integrado que seja eficiente e eficaz.

A dimensão estratégica projeta a empresa no futuro que se vai construindo, ajustando a empresa aos desafios que vai enfrentado para garantir que se obtêm resultados de excelência. Aqui é necessário fazer um diagnóstico, fazer escolhas coerentes com o diagnóstico, implementar a estratégia escolhida e controlar os resultados que se obtêm, procedendo-se quando necessário às correções adequadas.

A dimensão operacional procura a eficiência e eficácia a curto prazo através de uma boa gestão nas diferentes áreas:  Gestão de Pessoas; Marketing; Inovação; Finanças e; Gestão da Produção e Operações. Os resultados serão consequência de uma boa utilização dos recursos e da satisfação dos clientes. Estes resultados vão permitir à empresa libertar fundos para continuar a melhorar as suas operações e para desenvolver os recursos e capacidades necessários para o futuro.

As tecnologias (Big Data, Inteligência artificial, Internet das coisas, Realidade aumentada e Robotização), os clientes e as suas necessidades (valor para o cliente) e os recursos e capacidades (nomeadamente as competências e formação das pessoas) que vão ser necessários serão diferentes e devem ser desenvolvidos ou adquiridos para que a empresa continue a ter sucesso e consiga apropriar-se de parte do valor que criou para o cliente.

Então como obtemos bons resultados?

Desde logo através da excelência nas operações e na estratégia e nas ligações entre elas. Depois no desempenho das funções de gestão e finalmente na coordenação de todas estas atividades que são desempenhadas por pessoas a diferentes níveis e responsabilidades e cujo sucesso depende da sua integração harmoniosa.

A única certeza que temos é que o futuro vai ser diferente, se continuarmos a fazer no futuro o que fazemos hoje temos o insucesso garantido.