“We provide a supportive and positive learning experience in which members are empowered to develop communication and leadership skills, resulting in greater selfconfidence and personal growth.” (missão Toastmasters)

A comunicação é absolutamente essencial na nossa vida quotidiana. Todos nós comunicamos diariamente e diariamente somos também chamados a dar feedback e a liderar algumas situações.

Comunicação e liderança são competências essenciais para atingirmos o sucesso em praticamente qualquer área da nossa vida, seja profissional ou seja pessoal. Uma empresa só funciona com uma boa comunicação interna e externa e com uma liderança adequada.

Há uma organização que desde 22 de outubro de 1924 contribui para a melhoria das competências de comunicação, discurso público e liderança –Toastmasters.

O primeiro club Toastmasters foi fundado por Ralph Smedley, na Califórnia. A ideia foi proporcionar um ambiente favorável, seguro e informal para que os seus membros pudessem crescer enquanto comunicadores e líderes.

Hoje existem mais de 14.650 clubes Toastmasters em 126 países, alcançando mais de 313.000 membros. Esta organização sem fins lucrativos está presente em Portugal desde 2006, onde tem tido um crescimento exponencial.

Mas como funcionam os clubes Toastmasters?

É nas sessões que os Membros desenvolvem as suas competências Comunicacionais e de Liderança de acordo com os seus objetivos pessoais, sempre auxiliados pelos Manuais e pelos demais Membros do Clube.

A ideia é aprender fazendo. O programa educacional dos Toastmasters é constituído por dois percursos. Estes são faseados e orientados ao desenvolvimento das capacidades de comunicação e de liderança de cada membro.

Ambos os percursos podem ser iniciados em paralelo, sendo a evolução ao ritmo de cada indivíduo. Em cada percurso existem vários momentos de reconhecimento de evolução nos quais é atribuída uma certificação de acordo com o cumprimento dos respetivos requisitos.

Cada sessão é dividida em três momentos distintos: Discursos Preparados, Discursos de Improviso e Avaliação. Cada membro assume uma função que vai variando em cada sessão.

Eu juntei-me ao Leiria Toastmasters Club há pouco mais de um ano e, para além de tudo o que tenho aprendido relacionado com a comunicação, há uma técnica que se tem revelado extraordinariamente útil.

Quando temos funções de liderança, é muito importante darmos um feedback que efetivamente produza resultados positivos, o que não é fácil. No Toastmasters pratica-se a metodologia de feedback sandwich.

De acordo com esta interessante metodologia o feedback deve ser transmitido organizando as ideias em 3 fases:

1ª fatia de pão – Pontos fortes: Em qualquer trabalho realizado há sempre aspetos positivos, mesmo quando os resultados alcançados estão longe de serem os pretendidos. Ao iniciarmos o feedeback com aqueles que foram os pontos fortes do trabalho realizado, aumentamos a autoestima da pessoa e esta fica mais recetiva a ouvir o que pretendemos transmitir;

Recheio – Aspetos a melhorar: Esta é a componente do feedback que irá conduzir ao crescimento e à melhoria de competências. Agora que temos o nosso interlocutor mais recetivo, vamos indicar quais os aspetos do trabalho que deverão ser melhorados, indicando sempre sugestões de melhoria. E não se esqueça, por muito bom que tenha sido o trabalho realizado, há sempre aspetos a melhorar.

2ª fatia de pão – Pontos fortes: Termine sempre o feedback com um aspeto positivo do trabalho realizado e um incentivo para a realização do próximo trabalho. Assim, reforçamos a atitude positiva e o nosso interlocutor irá assimilar melhor as sugestões transmitidas.

Quer começar a praticar? Procure o club Toastmasters mais perto de si!

 

Saiba mais em http://www.toastmasters.org/.