Internacionalização e Tecnologias de informação são dois assuntos que se encontram no auge nos dias que correm. Será que existe a possibilidade destes se cruzarem e complementarem? A verdade é que milhares de empresas internacionalizadas utilizam todos os dias sistemas tecnológicos que suportam as suas atividades e processos.
No entanto, será que numa fase exploratória de expansão de uma empresa as tecnologias de informação poderão trazer algum benefício no momento de tomada de decisão? De ajudar na decisão de avançar ou não?
Nem todas as empresas poderão ter recursos que lhes permita investir em estudos de mercado antes de avançar para a internacionalização ou simplesmente alargar a sua zona de atuação em Portugal.
No entanto, a revolução das tecnologias e sistemas de informação tem permitido o acesso, gratuito ou não, a bases de dados que poderão ser levadas em conta como uma alternativa à contratação de empresas especializadas em projeções de mercado.
Existem, pelo menos, três plataformas de conhecimento obrigatório para os empresários portugueses:
- INE – Instituto Nacional de Estatística
- Banco de Portugal
- Market Access Database
Qual poderá ser o desafio destas plataformas?
Claramente, pode ser difícil para quem olha pela primeira vez encontrar o que precisa. Assim sendo, pretendo transmitir algumas dicas para que qualquer utilizador consiga encontrar as informações mais básicas acerca do seu negócio e produto.
O INE permite aceder a diversos indicadores que podem apoiar a gestão de um negócio. Provavelmente, as primeiras questões de um empresário serão: volume de negócios do setor, zona geográfica com maior potencial ou estado do comércio internacional do mercado em que atua. O INE será o sítio onde mais facilmente chegará a essas informações.
A particularidade deste site e da base de dados do INE está na procura que o utilizador faz. Ou seja, a palavra pela qual nós procuramos é a chave para obter a informação que queremos. A dica aqui é entrar em http://www.ine.pt/ selecionar «dados estatísticos», escolher o tema e a localização mais adequada e começar por pesquisar com a palavra «produto». Facilitará se selecionar em «mais recente» no período de referência. Através desta pesquisa é possível alcançar indicadores como: volumes de vendas nacionais por CAE e/ou por localização, exportações por produtos e por local de destino e muitos outros relacionados com o seu produto e localização.
Para os mais exigentes proponho a ferramenta que utilizo para facilitar a leitura dos dados: depois de selecionar o indicador existem 5 separadores no cimo da página. Ao selecionar «alterar condições de seleção» é possível ajustar a pesquisa às suas necessidades específicas e tornar a leitura muito mais eficiente escolhendo o CAE referente ao seu negócio.
Para além de conhecer o mercado no geral, deve ter consciência de como os seus concorrentes se estão a comportar, quer a nível de volume de negócios quer a nível de estrutura económico-financeira.
O banco de Portugal disponibiliza uma ferramenta simples de utilizar: são os chamados quadros de empresa ou setor. Ao aceder a http://www.bportugal.pt/ vão surgir três espaços a completar com o CAE da sua empresa, o ano a consultar e a dimensão das empresas que pretende incluir no estudo. Automaticamente o site vai fazer o upload de um documento em pdf com os indicadores das empresas que atuam no setor que indicou inicialmente. De seguida só precisa de comparar aqueles valores e indicadores com a performance da sua empresa.
Para as empresas com objetivos mais alargados e com vista em novos países a sugestão será consultar a plataforma disponibilizada pela Comissão Europeia: http://madb.europa.eu/. Na realidade este site permite aceder a informações que vão muito além de estatísticas setoriais como legislação, tarifas e até algumas dicas culturais dos diversos países da União Europeia.
Saliento a ferramenta estatística do site, http://madb.europa.eu/, que permite ao empresário, através do Código Pautal que lhe é atribuído, ter informação sobre as Importações e Exportações desse produto em quantidade e valor entre todos os países do Mundo e os países da União Europeia.
O acesso à informação sobre o mercado dos nossos produtos nunca foi tão fácil. O mundo transformou-se numa pequena aldeia global e um simples clique abre portas para uma expansão e internacionalização mais informada.