Hoje em dia são cada vez mais as empresas que reconhecem a importância de avaliar os seus colaboradores por forma a melhorar a sua performance no futuro.

Existem diferentes abordagens, diferentes questionários, diferentes competências que poderão ser avaliadas, sendo por vezes muito difícil identificar realmente o que deve ser avaliado.

Não devemos desanimar. Cada um de nós sabe o que realmente quer avaliar na organização!

O primeiro passo é estabelecer objetivos. Esta etapa é muito importante e deve ser feita em conjunto com os colaboradores, por forma a aumentar o compromisso com eles próprios e com a organização.

Os objetivos devem estar alinhados com a missão da organização, identificando claramente qual o contributo daquele colaborador para a organização atingir os seus objetivos.

Assim, é vital que nos objetivos sejamos claros, para que não haja nenhum mal-entendido ou falha de comunicação. Os colaboradores apenas poderão atingir os objetivos, comportamentos e resultados se conhecerem o que realmente é esperado deles.

Tratando-se de diferentes pessoas e de diferentes organizações, com diferentes setores e diferentes atividades, há contudo uma certeza: não existe uma regra nem uma metodologia que funcione para todos!

Avaliar as competências, a motivação e a satisfação é muito importante, sem dúvida, mas dar o nosso feedback é crucial.

Os colaboradores precisam e querem saber o porquê desta ou daquela avaliação, daí a importância da predefinição dos objetivos envolvendo-os.

Dar feedback não é apontar as falhas, não é só reconhecer os sucessos e as tarefas realizadas. Dar feedback é motivar as pessoas, reconhecer a sua performance e motivá-las a melhorar onde é preciso.

Com este feedback podemos aumentar o envolvimento com a organização que tantas vezes é falado e não se consegue explicar. É com este envolvimento que os colaboradores irão vestir a camisola da organização, que irão dar mais de si à organização, elevando-a para patamares de excelência.

“ O feedback é o pequeno-almoço dos campeões”

Ken Blanchard

Quer “só” avaliar os seus colaboradores ou criar campeões?