O conceito de Lean Manufacturing tem vindo a revolucionar a organização empresarial pelos quatro cantos do mundo.
Com origem no sector automóvel, esta filosofia tem sido implementada como forma organizada de gestão produtiva em diferentes atividades industriais e de serviços, com resultados surpreendentes!
O pensamento Lean sugere que se efetuem mudanças que valorizem o que se produz e se eliminem todas as operações que não agregam valor. Ou seja, que se elimine o desperdício. Não é a empresa, mas sim o consumidor que define o que é valor, o que satisfaz as suas necessidades.
Atualmente, a conjuntura nacional e internacional faz com que as empresas abandonem a produção uniformizada e se dediquem cada vez mais às necessidades de cada consumidor. Capaz de responder a estas mudanças, o Lean Manufacturing cria flexibilidade, rapidez e qualidade no que é produzido e oferece vantagem competitiva às organizações que pratiquem esta filosofia de gestão, pela redução de custos.
O primeiro passo é identificar o desperdício. Deslocações de materiais e movimentação de pessoas, inspeções e reparações, tempos de espera, processos desnecessários ou excesso de produção, são fontes de desperdício que carecem ser eliminadas.
Produzir com desperdício torna os produtos mais caros, os processos mais morosos e as estruturas menos flexíveis. Produzir bem, significa fazer bem à primeira, de forma consistente e eficaz, produzir a quantidade necessária e com o mínimo de recursos.
Ser Lean, deverá ser o foco de todos nós, dentro e fora das empresas. Eliminar o que não faz falta, ser mais flexível, mais eficiente e mais eficaz. É uma excelente oportunidade para reduzir custos e aumentar as margens de lucro.
Elimine tudo o que não precisa e ainda ganhe com isso.
Torne-se mais competitivo, seja Lean!
A propósito deste tema, sugiro a leitura do recente livro do Nuno Fontes, director de logística da Parfois, com o título “walking to the top” onde são relatados vários casos portugueses onde a implementação do Lean teve resultados acima das expectativas.
Agradecemos a sua sugestão!