Numa economia globalizada, competitiva e assente no conhecimento, o reforço das vantagens competitivas sustentáveis só pode ser conseguido através de um desenvolvimento sistemático e sustentado da inovação.

Se pensarmos nas empresas que admiramos, aquelas que sobressaem mesmo em períodos de crise e crescem além da média do seu segmento, veremos que a inovação se apresenta, para a grande maioria, como uma prioridade.

A importância da inovação é indiscutível no entanto, poucas empresas encetam algum tipo de iniciativa para colocá-la em prática. A generalidade dos estudos indica que os principais fundamentos para esta atitude são a visão desajustada sobre o conceito de inovação e o desconhecimento de ferramentas que ajudam a ”alavancar” a inovação dentro das empresas.

Para muitos, a inovação está estrita aos projetos classificados com alta componente tecnológica, com investimentos avultados em investigação e desenvolvimento, e liderada basicamente por grandes grupos económicos. A inovação, porém, tem um aspeto mais amplo, uma vez que pode estar presente na procura de novos clientes, no acesso a novos mercados, em novos canais de distribuição, em novos métodos de fazer negócio, na gestão de parcerias estratégicas, no desenvolvimento de novas competências e de novos modelos de negócio. Enfim, a inovação é uma forma de gerar novo valor diferenciando-se dos seus concorrentes, permitindo desenvolvimento económico que assegure a sustentabilidade dos negócios e a criação de riqueza.

Neste contexto, uma empresa pode ser extremamente inovadora, sem que venda um produto tecnologicamente superior ao do seu concorrente.

No que respeita às ferramentas para impulsionar a estratégia de inovação nas empresas, poderá iniciar-se o processo com um diagnóstico de avaliação e medição das suas atividades de inovação, o Innovation Scoring.

Como foi já referido, a inovação não está restrita somente a empresas de alta componente tecnológica. A inovação é uma competência que pode ser desenvolvida em qualquer dimensão e negócio, quando assistida por uma visão sistémica e interativa.

Potenciar ou manter a competitividade sustentada das empresas pela via da inovação é promover a vantagem competitiva assegurando a sobrevivência futura das mesmas.