Vários estudos recentes vêm provar que as Empresas e Marcas devem marcar a sua presença na internet. É urgente um enquadramento de possíveis estratégias de atuação neste canal, com o objetivo de reforçar e complementar todas as ações já desenvolvidas pelos meios tradicionais de marketing.
Como profissional nesta área, entendo que o Marketing Digital não substitui o dito “Tradicional”. No entanto, não devemos encarar o Marketing Digital apenas como uma estratégia complementar, mas sim como um caminho importante para fortalecer uma marca, estar mais próximo do consumidor, aumentar a conversão em vendas e aumentar o número de leads (contatos qualificados), entre outros.
Um dos pontos fortes a destacar no Marketing Digital é o acesso a todo um conjunto de relatórios com métricas e insights que permitem avaliar o impacto das ações online e ajudam a tomar decisões ao nível da gestão. Outro aspeto é o baixo custo quando comparado com alguns investimentos nos meios tradicionais.
Novos paradigmas de consumo estão aí… a mudança é inevitável!!!
Atualmente não se deve ignorar toda uma nova geração de consumidores que nasceram na era digital. Estes já representam cerca 20% da população global e são conhecidos como geração Y, Echo Boomers ou Millennials. Informam-se, partilham opiniões através de comunidades e tomam decisões com base nos conteúdos a que têm acesso online. Não esquecer que muitos destes consumidores já ocupam cargos de decisão importantes em empresas e são autónomos nas suas decisões de compra pessoais. A tendência será sempre o aumento deste perfil de consumidor.
Outro comportamento que se tem verificado é a grande percentagem de consumidores que pesquisam online para comprar offline – ROPO (Research Online – Purchase Offline). Isto é, pesquisam e recolhem informações na internet mas compram em espaços físicos. Daqui podemos concluir que independentemente de vender online ou não, faz todo o sentido apostar numa presença séria e pensada na web.
Por último, também não podemos ignorar o “poder da recomendação” e, neste caso, as redes sociais quando bem utilizadas, serão um óptimo instrumento para o efeito.
Nunca esquecer que a presença online deverá ser o máximo coerente com o offline. De preferência que supere as expetativas!