Numa das últimas edições de um programa de formação-ação com a TGA, um dos empresários lançou a ideia de fazerem uma visita às empresas que integravam o grupo.

Nestes programas, o empresário e o consultor TGA começam por fazer um diagnóstico que fundamenta as ações a desenvolver na empresa. Segue-se a implementação e por fim, a avaliação das melhorias. Estes programas incluem ainda uma componente de formação ao empresário, que reúne em sala todos os representantes das empresas.

Após vários meses de formação onde todos tiveram a oportunidade de partilhar experiências, preocupações e desafios que as suas empresas enfrentam, poder conhecer a realidade de cada uma, pareceu a todos ser uma excelente forma de crescimento e por isso, acolheram a sugestão sem hesitar.

Até hoje esta iniciativa já se realizou três vezes! Em todas foi evidente a importância que a criação desta rede de contatos proporciona e os relacionamentos que se estabelecem. Em todas foi ponto comum a simpatia e humildade com que abriram as portas das suas empresas e o orgulho na condução da visita.

Desde os serviços à indústria, as aprendizagens que se retiram destas visitas são valiosas. Ao mesmo tempo que se desfazem curiosidades e se ouvem, em tom de surpresa, expressões como “nunca imaginei que isto se fizesse assim!”, conhecem-se “formas de fazer”, métodos de trabalho, culturas empresariais, projetos desafiantes.

Nestes momentos, lançam-se ideias e sugestões, conhecem-se os esforços e as mudanças realizadas para se adaptarem ao mercado. Conhecem-se empresas que atravessaram gerações e as inovações que as impulsionaram.

A somar a toda esta sinergia de conhecimentos, também se parte para a ação. Destas visitas já resultaram reuniões entre os empresários,  recomendações dos produtos e serviços (que tiveram a oportunidade de conhecer de perto) e concretizaram-se negócios,  alguns ainda estão em curso .

Deixamos agora “falar” quem participou nestas iniciativas:

“A relação entre todas as empresas presentes foi fantástica! O conhecimento e a troca de experiências foi deveras enriquecedora. Já dizia Peter Drucker que “As empresas que estão a fazer negócio hoje da mesma forma que o faziam ontem correm sérios riscos de não fazer negócio amanhã!” Natacha Oliveira, Grupo AOC

“Durante alguns meses partilhámos  informação e debatemos diversos temas relacionados com a gestão das empresas envolvidas no programa.  Foi sem dúvida interessante finalmente conhecer de uma forma mais concreta e real, o ambiente no qual se desenvolvem essas atividades com todos os  desafios inerentes a cada uma delas. E isso dá-nos a oportunidade de avaliar a nossa própria envolvente por uma nova perspetiva!” Carlos Gonçalves, Erosomolde

Quer fazer parte desta rede?

Artigo escrito por Cecília Cardoso em colaboração com Liliete Matias e Gabriel Silva.