A resposta óbvia é que tem que planear o ano. Como?

Desenvolvendo o seu plano de atividades e orçamento assegurando desta forma uma gestão operacional eficiente.

No plano de atividades estão definidos os objetivos a atingir e as políticas e ações a implementar durante o ano.

Estes objetivos devem estar alinhados com a estratégia da empresa e devem resultar de uma reflexão interna aprofundada sobre a evolução do contexto externo, em especial do mercado e da concorrência e dos recursos e capacidades da empresa identificando o que estão a fazer os seus concorrentes e estabelecendo um rumo que lhe permita ultrapassá-los.

Da resposta a estas questões escolhem-se os objetivos e definem-se as ações a implementar no próximo ano para os atingir.

Partindo dos objetivos e das ações a implementar gera-se o orçamento para o ano de 2014 em que se quantificam os rendimentos e gastos operacionais, as decisões de investimento e ou de desinvestimento e as receitas e pagamentos de exploração, extraexploração ou de investimento.

Se os resultados previsionais que se obtêm estão em linha com as expectativas valida-se o orçamento se não então alteram-se as ações ou os objetivos para se obter a performance adequada.

Então a empresa passa a ter um conjunto de objetivos, um conjunto de ações e um conjunto de programas quantificados que vão servir de referência para avaliar a gestão operacional.

Para garantir que se atingem as metas estabelecidas inicia-se o processo de controlo. Para isso é necessário recolher os dados da realização isto é, do que se atingiu na realidade durante o período e comparar com o orçamento de acordo com um calendário e uma periodicidade definida, normalmente mensal ou trimestralmente.

Quando o desvio que se encontra é relevante analisam-se as causas e tomam-se medidas corretivas que podem passar por alterar as ações e/ou os objetivos iniciais, se estes se revelarem incorretos.

Esta avaliação periódica permite uma reflexão sobre a evolução da empresa e um acompanhamento permanente da gestão operacional com tomadas de decisão atempadas evitando surpresas.

Já fez o seu planeamento para 2014? Não? Então como espera concretizar os seus objetivos?