2013 partiu e 2014 já chegou!

Com as doze badaladas vêm as intenções de cada um para o novo ano. Tudo vai mudar!

Nos primeiros dias do ano multiplicam-se os artigos que nos dizem como conseguir a tão desejada mudança. Afinal é este ano que vou resolver todos os meus problemas e alcançar os meus sonhos. É em 2014 que me vou transformar na pessoa que desejo ser!

Foi assim que iniciou 2013? E como chegou ao fim? Quantos dos seus objetivos é que alcançou? E eram esses os mais importantes?

Sim? Excelente! Não? Então vamos melhorar!

A melhor coisa que podemos fazer é sonhar. E já que sonhamos, vamos sonhar bem alto!

Mas, embora este seja o primeiro passo, não chega. Não basta sonhar, é preciso construir a escada que nos leva até aos nossos sonhos. E é aqui que começam os maiores desafios.

Vamos começar pelos alicerces, com os pés bem assentes na terra. Vamos olhar bem para dentro de nós, conhecer bem quem somos, quais os valores que nos regulam, qual a nossa missão e quais os nossos recursos.

Depois vamos olhar bem de frente para os nossos sonhos e vamos ser realistas. Vamos escolher as nossas prioridades. Se começamos a fazer tudo ao mesmo tempo corremos o risco de não terminar nada. Vamos focar-nos naquilo que é mais importante para cada um de nós. Vamos alinhar os nossos sonhos com os nossos valores, a nossa missão e os nossos recursos.

Já escolheu o primeiro, o seu sonho mais importante? Então divida-o em etapas.

Cada etapa é um degrau da escada. Para cada etapa defina um objetivo, um plano de ação para o alcançar e uma data.

Quando atingir cada degrau, reveja o seu plano e ajuste-o. Agora já está mais perto do seu sonho e já enriqueceu os seus conhecimentos com a(s) etapa(s) anterior(es).

Assim sentimo-nos mais motivados, pois temos uma melhor perceção do caminho já percorrido, dos resultados já alcançados e do que fazer para continuar a subir a escada que conduz ao nosso sonho.

Talvez agora seja a hora de escolher o segundo sonho. O que acha? É só aplicar o mesmo processo e manter-se atento e positivo.

E agora que já conhece bem o processo e o aplicou a si, pense na sua empresa, na organização onde está inserido e faça o mesmo. Aqui no pontoTGA vamos apresentar ao longo do ano algumas ferramentas para o ajudar.

Vamos chegar ao final de 2014 e pensar: que ano excelente!