Cada vez mais é comum ouvir nas organizações os termos Inovação ou IDI (investigação, desenvolvimento e inovação).

Mas será que sabemos como podemos dinamizar estas rotinas e práticas?

Como suporte foram definidas normas portuguesas, aconselhando vivamente a consulta das seguintes:

NP 4457:2007 – Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI). Requisitos do sistema de gestão da IDI – que define os requisitos de um sistema de gestão de investigação, desenvolvimento e inovação aplicável a qualquer organização, permitindo que a organização defina a sua política de gestão e objetivos de IDI, estabeleça um sistema de gestão da IDI para alcançar os seus objetivos e melhorar o seu desempenho, de modo a criar conhecimento e transformá-lo em riqueza económica e social.

NP 4458:2007 – Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI). Requisitos de um projeto de IDI – que define os requisitos necessários para definir um projeto que tenha possibilidades de alcançar os seus objetivos, não só contemplando aspetos de IDI, mas também tudo o que se relacione com a gestão do projeto e exploração dos resultados.

As normas anteriores permitem ter a perceção de medidas e metodologias que podem ser adotadas pelas organizações, por exemplo, para promover a:

recolha, gestão e implementação de ideias – uma mais valia na implementação de novas ou melhoradas soluções para a empresa (com impacto no produto, processo, método organizacional ou no marketing), com o objetivo de reforçar a sua posição competitiva, aumentar o desempenho, ou o conhecimento;

divulgação do conhecimento interno – muitas vezes desperdiçado por falta de comunicação e interação entre departamentos;

implementação de projetos – de forma controlada e sempre com metas estabelecidas e avaliadas quanto à sua efetiva concretização;…

Mais importante do que “utilizar” a linguagem é mostrar o seu significado!