Cada vez mais é importante sermos continuamente mais eficazes e mais eficientes. Com o esmagar das margens na grande maioria das empresas, a filosofia LEAN e as suas ferramentas são cada vez mais adotadas, pela redução de custos que trazem aos processos. De entre as ferramentas LEAN, uma das que mais me seduz é a metodologia 5S, que se apresenta no esquema abaixo.

esquema_5S

Esta metodologia, desenvolvida no Japão, é extremamente simples, fácil de compreender, fácil de colocar em prática. Para mim, ainda tem um encanto especial: transporta-me para a minha infância!

Pois é, os japoneses têm os 5S, mas nós temos os 10 anõezinhos da Tia Verde-Água. Quem se recorda deste conto tradicional português, contado pelas nossas avozinhas?

Pela minha memória, a história era mais ou menos assim:

“Era uma vez uma jovem que vivia muito triste e infeliz junto com o seu marido. A jovem, de manhã à noite não parava, sempre atarefada de um lado para o outro mas nunca conseguia fazer nada de jeito. As tarefas eram tantas que começava uma coisa e logo passava a outra. Tudo ficava a meio. O marido zangava-se com ela pois quando chegava a casa não tinha jantar e estava tudo desarrumado. Estavam sempre a discutir!

Um dia, ia a jovem à fonte, quando se cruzou com uma simpática velhinha, a Tia Verde-Água que estranhou a tristeza da jovem.

– Então minha filha, que ar tão triste! O que se passa?

– Ai Tia! Vossemecê é que me podia valer nesta aflição.

A Tia Verde-Água era conhecida por conviver com criaturas mágicas, que muitas vezes a ajudavam. E assim, a jovem contou-lhe as suas desgraças. A Tia Verde-Água ouviu com atenção e parou um pouco a pensar, até que o seu rosto se iluminou.

– Já sei, minha filha. Vou enviar-te 10 anõezinhos para te ajudarem durante 1 mês. Tu não os vais ver, mas se fizeres tal como te vou dizer, vais ver que tudo vai correr bem.

Logo de manhã, assim que te levantares, acendes o lume e pões água na panela. Arranjaste, arrumas o teu quarto e varres a casa. Depois vens com o cântaro buscar água e começas a preparar o jantar. Enquanto isso vais tratando da roupa.

A jovem assim fez. Os dias pareciam maiores e quando o marido chegava a casa encontrava a jovem sentada a descansar e o jantar pronto em cima da mesa. As discussões acabaram e este era agora um casal feliz.

Mas o mês estava a terminar e a jovem, inquieta, foi a casa da Tia Verde-Água.

– Ai, minha Tia os 10 anõezinhos ajudaram-me tanto! Será que podiam continuar comigo? O que eu gostaria de lhes agradecer! Não sei viver sem eles!

– Claro minha filha. Os 10 anõezinhos nunca se irão separar de ti. Olha para as tuas mãos. Estás a vê-los? São os teus dedos!”

Antigamente era com histórias assim que desde pequenino se aprendia a organizar, limpar, criar e manter um ambiente de trabalho produtivo.

Hoje, importamos os 5S do Japão!