Já pensou em ajustar o seu modelo de negócios às novas características do mercado? Comece hoje a projetar o futuro da sua empresa e obtenha o retorno que deseja.
As organizações e os métodos de gestão empresarial têm-se mantido ao longo das últimas décadas inalterados, fazendo face aos atuais momentos de volatilidade e de extrema competitividade com as mesmas “armas” utilizadas na era industrial. Projete o futuro da sua empresa com o apoio de uma ferramenta prática, adequando-o às diversas necessidades do mercado.
Alexander Osterwalder, empresário, escritor e criador do site Strategyzer está empenhado em tornar a estratégia simples e aplicável. O autor propôs um modelo simplificado designado como Business Model Canvas onde através de nove blocos pré-definidos é possível visualizar toda a estrutura organizacional, incluindo componentes operacionais e estratégicas.
De acordo com o autor, as perguntas que devem ser respondidas ao olhar para o modelo Canvas da sua empresa/negócio são:
- Parceiros-Chave
- Quais são os seus principais parceiros e/ou fornecedores?
- Quais são as motivações para essas parcerias? Que recursos-chave é que essas parcerias estão a proporcionar?
- Atividades-Chave
- Quais são as atividades-chave que a proposta de valor exige? Canais de distribuição eficientes, relacionamento próximo com os clientes,…?
- Proposição de Valor
- Qual o valor central oferecido ao cliente?
- Quais são as necessidades dos clientes satisfeitas pelo seu negócio?
- Quais são os produtos ou serviços que estão a ser oferecidos a cada segmento de mercado onde a empresa opera?
- Quais as características que o diferenciam dos seus concorrentes?
- Relacionamento com Clientes
- Quais são as expectativas relacionais dos diferentes segmentos?
- De que forma a organização cobre essas expectativas?
- Clientes-Alvo
- Qual a segmentação de clientes e/ou mercados da sua empresa?
- Quais os principais segmentos na sua empresa?
- Recursos-Chave
- Quais são os recursos-chave que a proposta de valor da empresa exige? Os recursos podem ser financeiros, físicos, humanos ou intelectuais (patentes, direitos de autor…)
- Canais de Distribuição
- Quais os canais que os diferentes segmentos valorizam? Quais são os que funcionam melhor e/ou são mais rentáveis?
- O(s) seu(s) canal(is) de distribuição resultam? É possível reduzir custos de distribuição?
- Estrutura de Gastos
- Quais os principais gastos suportados pela sua empresa?
- Quais as atividades-chave e recursos-chave mais dispendiosos?
- A empresa segue uma estratégia de baixo custo ou, pelo contrário, aposta na criação de valor?
- Fontes de Receitas
- Qual o valor que o cliente está disposto a pagar?
- De que forma é efetuado o pagamento? Como é que os clientes preferem pagar?
- Qual o impacto de cada fonte de receitas nos resultados totais?
Agora que já conhece o modelo e o que dele se pretende, deixo uma dica. Imprima o modelo, junte um grupo de colaboradores (inclua pessoas de diferentes níveis hierárquicos) e através de post-it identifiquem quais as características da sua empresa em cada bloco.
Ajuste todos os blocos do modelo ao que pretende obter da sua empresa. Ao observar todos os aspetos-chave da sua empresa numa única folha, a imagem de toda a organização vai-se tornar clara, simples e de fácil entendimento para todos os interessados. No fim, compare. Quais são os aspetos que a sua empresa pode melhorar? A resposta a esta pergunta vai direcioná-lo para a próxima etapa – investir para rentabilizar o seu negócio!
Com a aproximação dos novos apoios financeiros ao investimento empresarial (Portugal 2020), surge a sua oportunidade de tornar possível a realização desses investimentos! Redefina o seu plano de negócios, tire as ideias da gaveta e idealize o futuro da sua empresa.
Se ficou interessado em saber mais acerca do modelo, assista a este vídeo. Relativamente aos projetos de investimento, esteja atento, a TGA vai mante-lo informado.