O vinho é cada vez mais frequente na mesa dos portugueses, sendo considerado por muitos o prazer da refeição. Mas, muitas vezes, quando queremos surpreender um amigo(a), um(a) namorado(a), um familiar ou um(a) cliente, sentimo-nos perdidos na escolha do vinho, dada a diversidade existente no mercado.

Neste artigo apresento pequenas dicas e conselhos acerca de vinhos, para que nunca incorram em hesitações aquando o momento da escolha.

A sua companhia é conhecedora de vinhos? Caso não seja, torna-se uma escolha fácil. Segundo João Paulo Martins, um dos maiores enólogos portugueses, conseguimos beber bons vinhos em Portugal a menos de 4 euros, proporcionando bons momentos a um preço bastante interessante.

O primeiro dilema que surge é a escolha entre Tinto, Branco ou Rosé. O segundo dilema é o tipo de Região: Douro, Alentejo, Bairrada, Dão ou Região de Lisboa. Para escolhermos o vinho certo, devemos ter em conta o tipo de ocasião: se um negócio ou um momento íntimo e/ou de família. Para facilitar a escolha, podemos pensar nos vinhos que já bebemos em tais circunstâncias.

O terceiro aspeto a considerar é a altura do ano: deve adequar-se o vinho escolhido a cada estação. O inverno pode ser a altura mais adequada para se beber um excelente vinho tinto, por ser um vinho mais encorpado e, sendo assim, podemos optar por excelentes vinhos como Quinta de Pancas (É especialmente recomendado para pratos de carne e massas), São Domingos Reserva (Especialmente indicado para carnes vermelhas grelhadas ou queijos), Duque de Viseu (Um excelente acompanhamento para os mais variados pratos de carne, caça, todo o tipo de aves e queijos) ou Tons Duorum (Um excelente vinho para qualquer tipo de refeição, melhorando durante a mesma). São vinhos fantásticos que nunca irão defraudar o momento.

Já no Verão, podemos optar por vinhos mais frescos e suaves, como Brancos e Rosés como Lavradores da Feitoria, Gadiva Branco 2013 (Bom para acompanhar massas com molhos brancos e vermelhos, pratos de carne branca e vermelha e, eventualmente, carne de caça de pelo), Flor de Viseu Branco 2013 (Excelente para Carnes Vermelhas, Carnes Brancas, Enchidos, Pizza, Pastas e Saladas), Quinta de Azevedo 2013 (Excelente para Marisco e Peixe) e Adega de Vila Real Rosé (Excelente para Mariscos, Massas, Pizzas, Peixe e Saladas).

Estes são vinhos que estão entre as grandes escolhas que vão compor uma bela mesa e o seu preço será uma agradável surpresa.

Finalmente, espero que tenha um Dia de S. Valentim ainda mais recheado de prazer: o prazer pelo bom vinho acompanhado pela melhor companhia.