Conheça as dicas propostas pela revista Forbes para melhorar as suas capacidades de ‘networking’ e expandir a sua rede de contatos, sem gastar dinheiro e investindo pelo menos 15 minutos do seu tempo, diariamente.

1. Comece com um bom plano

Não deixe o ‘networking’ ao acaso e invista algum do seu tempo a planear quais os contatos vitais e indispensáveis para a sua empresa. Responda às perguntas: quem preciso mesmo de contatar se quero ter sucesso? Quais os grupos que quero seguir ou empresas que sejam potenciais parceiras de negócio? Como entrar em contato? Tome nota das suas respostas e organize-as por ordem de prioridade no seu plano de ‘networking’. Estabeleça um plano de ação e cumpra-o.

2. Selecione bem as oportunidades de ‘networking’

Escolha os eventos, conferências e palestras com maior probabilidade de estabelecer bons contatos para a sua empresa. Da mesma forma, utilize as redes sociais de forma estratégica. Não faça contatos só por fazer. Analise aqueles que mais vantagens trazem ao seu negócio.

3. Comporte-se como um anfitrião

Quando organiza uma festa em sua casa, esforça-se para receber bem os convidados e para trocar pelo menos “dois dedos de conversa” com cada pessoa, certo? O mesmo princípio deve aplicar-se aos eventos em que participa. Olhe ao seu redor e identifique as pessoas com quem quer falar, aproxime-se e estique a mão para as cumprimentar, fale com naturalidade e faça o seu interlocutor sentir-se confortável, como se fosse o anfitrião do evento.

4. Aposte em contatos efetivos

O objetivo deverá ser sempre estabelecer contatos efetivos e de qualidade, que darão frutos no futuro. Aposte em relações pessoais e reais com os seus contatos, apostando sobretudo na comunicação cara-a-cara.

5. Mantenha a sua rede de contactos atualizada

Na era das redes sociais, nunca foi tão fácil “fazer amigos”. Para evitar ter a sua lista de contatos cheia de pessoas que nunca serão úteis para o seu negócio, faça atualizações frequentes e apague os “contactos” que já não lhe são úteis.

6. Ajude os outros a terem sucesso

A regra é básica: se quer ver o seu trabalho e a sua empresa serem alvo de recomendações positivas, deverá também recomendar os projetos de outras pessoas que façam parte da sua rede de contactos. Recomende para ser recomendado, mas faça-o de forma sincera e não apenas para obter um favor em troca.

Aproveite estas dicas e comece hoje a melhorar o seu networking!