Recentemente, na reorganização do mapa judiciário quando tudo apontava para que o processo pudesse correr bem, a área Informática seguiu em sentido contrário e o software não funcionou corretamente. Prontamente foi apontada a culpa da falha do software Citius à organização responsável pelo desenvolvimento do software.

Na aquisição e instalação de software nas empresas, é comum assistir-se a este tipo de “passa-culpas” quando acontecem falhas.

Neste contexto, existem pontos que deverão ser discutidos nas empresas antes de se avançar com a contratação de serviços informáticos para desenvolvimento e implementação de programas, ainda que não seja meu objetivo retirar por completo as “culpas” aos Informáticos das falhas de funcionamento dos softwares nas empresas.

Assim, uma possível checklist poderá ser verificada antes de escolher o software que melhor se adequa à “nossa empresa” e evitar alguma inconsistência de diálogo entre as empresas que querem implementar novos programas e as software houses (empresas de informática):

  • A gestão de topo está motivada para a empresa adquirir um NOVO SOFTWARE?
  • Existem objetivos na empresa que necessitem de um NOVO SOFTWARE? Quais?
  • Que informação interessa medir através do NOVO SOFTWARE?
  • A informação que pretendemos medir e analisar com NOVO SOFTWARE já existe sistematizada na empresa?
  • Que sistemas idênticos, gratuitos ou outros, existem no mercado?
  • O NOVO SOFTWARE está alinhado com a recolha de informação que já existe na empresa?
  • Já foram definidos internamente os relatórios que pretendemos ver extraídos do NOVO SOFTWARE?
  • A empresa tem pessoas suficientes para introduzir a informação de forma correta e coerente no NOVO SOFTWARE?
  • As pessoas estão motivadas para trabalhar corretamente com o NOVO SOFTWARE?
  • Qual o grau de dependência ao fornecedor do NOVO SOFTWARE?
  • O NOVO SOFTWARE irá melhorar a decisão interna?
  • existe uma lista de necessidades que o NOVO SOFTWARE deve colmatar: tipos de dados, formulários que serão necessários, gráficos que a gestão utiliza, impressões em papel, exportação sob diversos formatos….?
  • Ao comprar o NOVO SOFTWARE irei tirar 100% das suas potencialidades?

Em síntese, mais do que tentar comprar o software igual ao da sua concorrência ou comprar o melhor software do mercado, as empresas deverão fazer uma reflexão interna dos seus processos e verificar as suas reais necessidades. Desta forma, será possível encontrar o melhor software disponível no mercado.