Sim, este é o objetivo primordial de qualquer email… ser lido!
Mas, como conseguir que o nosso email seja aberto quando, na maioria das vezes, compete com tantos outros que aguardam na caixa de entrada pelo mesmo fim?
O email tornou-se num meio privilegiado de comunicação por ser rápido, ter custos reduzidos, permitir anexar informações, inserir imagens, etc. Mas, se não forem consideradas algumas questões, enviar e-mails pode ser um desperdício de tempo.
Não existem fórmulas mágicas de sucesso garantido na hora de escrever um email. No entanto, existem algumas que podem ajudar a torná-lo mais eficaz.
Defina o público-alvo da sua comunicação e o objetivo do email, seja a apresentação da empresa, divulgação de um produto ou mesmo, a marcação de uma reunião.
Existem diversas fórmulas no “copywriting”. Pessoalmente, a minha “melhor amiga” é a AIDA – Atenção, Interesse, Desejo e Ação. Esta fórmula concebida pelo publicitário Americano Elmo Lewis é frequentemente usada pela sua simplicidade e eficácia.
Comecemos pela atenção. Como captar a atenção do destinatário do nosso email?
O campo do assunto é o primeiro elemento a ter em conta. O assunto do email é como o título de uma notícia do jornal, tem como objetivo chamar a atenção para o artigo dando uma ideia geral do mesmo como tal, nunca deverá ir em branco. Se tiver dúvidas no título a utilizar, faça o teste dos “5 segundos”. Mostre-o a várias pessoas objetivas. Se não o compreenderem de imediato, pondere outra alternativa.
Conseguiu despertar a atenção? Ótimo! E agora? O email é atrativo ou é daqueles que desejávamos nunca ter aberto?
O “interesse e o desejo” caminham juntos. Ao mesmo tempo que constrói o interesse, apresentando os benefícios, deve ajudar o leitor a entender como o que oferece pode resolver os seus problemas e necessidades.
Nesta fase, apresente a sua proposta de valor – mensagem curta e memorável que resuma a forma como pode ajudar o seu cliente. Se tiver uma imagem para reforçar o conteúdo, tanto melhor! A inserção de uma imagem apelativa capta o interesse mais cedo e o desejo em obter esse produto. Outro recurso poderoso é o testemunho de clientes satisfeitos.
Torne o seu email “reader friendly”: claro, atrativo, conciso e com parágrafos curtos. Uma ideia, uma mensagem, um parágrafo. Evite palavras abreviadas, adjetivos e jargões. Destaque as ideias chave com negritos, use espaçamento entre parágrafos. Enfim, dê-lhe um aspeto visual atrativo.
Conseguiu causar interesse no que apresenta e estimular o desejo? Passemos à ação!
Todos os emails têm um objetivo, seja uma compra, uma inscrição, uma visita ao site, uma resposta. Por isso, seja claro na ação que pretende! Use “calls to action” com destaques visuais.
Não existem fórmulas mágicas, mas a AIDA é “uma boa amiga” e pode dar uma preciosa ajuda. Aplique-a no próximo e-mail, avalie os resultados e partilhe-os connosco!