A vitrina é um suporte fundamental para o sucesso de uma loja.
Na vitrina visualizamos muito mais do que produtos. Nela identificamos a identidade da loja ou de uma marca. Por melhor que seja o produto, uma vitrina mal executada não despertará a atenção do cliente.
Dispor produtos numa vitrina requer técnicas que estejam em conexão com tendências artísticas e de vanguarda.
Devemos imaginar a vitrina como um palco. Nesse palco o cenário deve ter ritmo cromático, equilíbrio estético e um ambiente de surpresa.
Uma montra bonita é como uma história contada… deixa lugar para a imaginação e para o sonho.
Deixe a sua montra “respirar”. Evite expor demasiados produtos.
Na quadra natalícia que se aproxima, criar uma vitrina apelativa torna-se indispensável para a atração dos clientes à nossa loja.
A iluminação é um elemento fundamental pois tem as seguintes caraterísticas:
- Atração: na montra a iluminação é uma poderosa ferramenta para atrair um cliente potencial. Na loja, ela guia os clientes ao longo dos corredores ou secções, dispara a venda espontânea ou sazonal.
- Avaliação: a qualidade e quantidade de iluminação são determinantes para realçar características, detalhes, cores e texturas. Uma boa iluminação amplifica a capacidade do cliente para apreciar um produto, motivando-o a comprar artigos de preço mais alto ou em maiores quantidades.
- Atmosfera: a iluminação acentua os efeitos dos cenários do tema decorativo, revelando a imagem que pretende dar a sua loja.
A tendência cromática nesta época festiva pende para o dourado, o prateado, combinados com o vermelho ou ainda o branco e o azul. No entanto, é importante ter em conta que o dourado é uma cor que “absorve” a luz, enquanto o prateado reflete a luz.
Ao conceber uma decoração com base no dourado, a potência da sua luz é determinante para que a sua montra não fique muito escura ou seja pouco visível por parte do cliente potencial.
Pelo contrário, o prateado reflete a luz daí, mesmo com pouca iluminação, a sua montra será visível e os produtos realçados pela luminosidade refletida. A associação do branco com o prateado dá a ideia de um ambiente hibernal e nevoso, tão caraterístico desta época.
Aposte na decoração da sua vitrina! Seja criativo e boas vendas!