O número de utilizadores ativos da internet, a nível mundial, atingiu em janeiro de 2018 os 4 biliões. Tendo em conta este crescente número de utilizadores, têm sido desenvolvidas Leis e Regulamentos de modo a protege-los.

O novo Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR), tem como principal objectivo assegurar a privacidade e a integridade dos dados dos consumidores da União Europeia, entrando em vigor a 25 de maio.

Este Regulamente vem dificultar campanhas de marketing em que são utilizados dados pessoais dos consumidores, pois passa a ser necessária autorização prévia do consumidor para estabelecer o contacto (por exemplo o email marketing).

Deste modo, a presença online duma empresa torna-se cada vez mais importante, tornando possível chegar mais perto dos consumidores que já conhecem a marca, e atrair potenciais novos consumidores sem a utilização de dados pessoais. 

O maior motor de busca mundial, o Google, oferece um leque de ferramentas e de serviços de marketing, intuitivos e práticos, que ajudam as empresas a melhorar a sua presença online.

  • Google AdSenseÉ um Serviço do Google que oferece aos detentores de websites a possibilidade de adquirir receitas através da disponibilização de espaço publicitário no seu website. A escolha do tipo de anúncio é da responsabilidade do detentor do website, que após a sua inscrição no serviço participará num leilão onde licitará o seu espaço de anúncio em tempo real.
  • Google AdWordsEste é um dos principais serviços do Google. Consiste em anúncios da sua marca/empresa sob a forma de links que podem ser encontrados pelos utilizadores durante uma pesquisa por palavra-chave no motor de busca, num vídeo do Youtube ou em apps associadas à plataforma Google Play. O serviço usa o sistema Custo por Clique, ou seja, a empresa que pretenda usufruir deste serviço só terá custos quando um utilizador clicar no anúncio. É uma forma da empresa conseguir publicidade segmentada, independentemente do orçamento, podendo definir quando começa e acaba a campanha, o raio geográfico onde serão apresentados os anúncios e a possibilidade de acompanhar em tempo real o desempenho do anúncio. Estes anúncios podem ainda ser testados e alterados.
  •  Google Analytics Plataforma disponibilizada pelo Google, totalmente gratuita e de fácil utilização, que permite ao detentor de um website observar estatísticas de visualizações, medir vendas, saber como os visitantes utilizam o website, de que forma lá chegaram e a sua taxa de retorno. É ainda disponibilizada uma Análise de Conteúdos, que identifica as secções do website com mais relevância e fluxo de visitantes, uma Análise das Redes Sociais, uma Análise de Dispositivos Móveis, demonstrando o impacto destes no negócio da empresa, uma Análise de Conversão, identificando quantos clientes está a atrair e de que forma os utilizadores interagem com o website, e ainda uma Análise de Publicidade, avaliando a performance dos anúncios e as campanhas de marketing associadas.
  •  Google AlertEste serviço permite a criação de alertas, associados a uma palavra ou conjunto de palavras, sobre as quais é enviado um relatório por email ao usuário. Deste modo, as empresas poderão saber quando são, por exemplo, mencionadas numa notícias ou as últimas informações online sobre o mercado em que se incidem.
  • Google Keyword Planner É uma ferramenta que ajuda as empresas na escolha de palavras-chave que poderão utilizar em anúncios, no seu website e até nos seus posts nas Redes Sociais. Estas palavras permitem acompanhar as tendências nas pesquisas e ajudam a redefinir as campanhas de pesquisas e os conteúdos partilhados. Apesar de ser uma ferramenta de fácil utilização, é a forma como as palavras são utilizadas posteriormente que farão a diferença.
  • Google TrendsO Google Trends permite a pesquisa dos tópicos mais procurados no momento, sendo permitida a filtragem da informação por país e/ou categoria. Torna assim possível ao utilizador saber as principais tendências de pesquisa dos seus seguidores e a criação de conteúdos que irão atrair maior número de visitas.
  • Google Webmaster Tools Este serviço gratuito permite avaliar a performance do website no momento da pesquisa Google e otimizar a sua visibilidade. Este serviço oferece ainda relatórios de erros que o website demonstre durante a pesquisa, juntamente com um serviço técnico para a resolução destes problemas, e auxilia na criação de um website mais apelativo, através de cursos e guias prático.

Estas são apenas algumas da aplicações oferecidas pela Google, e nenhuma delas garante o sucesso. Mas combinadas com uma boa estratégia de Marketing, poderão ser o fator diferenciador na presença online de cada um.