Atualmente temos disponíveis uma série de ferramentas online que nos permitem melhorar a presença no canal digital. Estamos a falar ferramentas que permitem aumentar a produtividade, melhorar a organização, a gestão de projetos e facilitam a produção de conteúdos necessários para usar nas várias plataformas online.
Contudo, considero que estas não substituem profissionais tais como designers, copywriters, produtores de vídeo, etc, mas que poderão ser um óptimo complemento para situações de baixo orçamento em que precisamos rapidamente de conteúdos para publicações nas redes sociais, website, blog, campanhas de publicidade online e de email marketing, entre outros.
Irei de seguida destacar algumas ferramentas que uso com frequência e outras que já tive a oportunidade de testar.
Canva – Este é uma ferramenta de design gráfico simples de usar com modelos pré-definidos prontos a editar e com as dimensões formatadas para as principais redes sociais.
Pixlr – Ferramenta de edição de imagem online com algumas funcionalidades semelhantes ao Photoshop.
Placeit – Permite criar Mockups para diferentes tipos de ecrãs sem necessidade de recorrer a ferramentas de edição de imagem.
Giphy – Criação de Gifs animados podendo ser um recurso bastante interessante para mentes mais criativas
Makerbook – Diretório que permite acesso a vários recursos como Fotos, Mockups, Videos, Fontes de Letra, Audio, entre outros.
QuotesCover – Para quem gosta de produzir conteúdos com frases inspiradoras em especial no Instagram e Pintrest, tornando os textos numa imagem apelativa pronta a usar em publicações em blogs e redes sociais.
Thinglink – Permite tornar as imagens interactivas através da utilização de rich media links em fotos e vídeos. (Rich Media são recursos de vídeo, áudio ou outros elementos, que potenciam a interacção e envolvimento com o conteúdo)
Visme – Ferramenta simples de usar para a criação de apresentações de marcas ou produtos, relatórios e infografias.
WeVideo – Plataforma online que permite criar/ editar vídeo sem ter necessidade de dominar softwares avançados de produção de vídeo. Obviamente os recursos são limitados quando comparados com softwares profissionais.
Flipagram – Aplicação que permite criar pequenos vídeos de 15 segundos com possibilidade de incluir áudio, sendo útil para incluir o formato de vídeo na estratégia de conteúdos para as redes sociais.
Atualmente existem muitas ferramentas alternativas online mas nada como ir testando em função das necessidades específicas e exigências de cada projeto.
Como última nota, será conveniente que toda a produção de conteúdos esteja suportada na identidade visual da empresa/ marca e numa estratégia de conteúdos com uma proposta de valor bem definida para um determinado público-alvo.