Já tem uma ideia, uma excelente ideia! Mas agora como é que vai atrair os outros a participar consigo no desenvolvimento da sua ideia? Como convencer financiadores, parceiros e colaboradores?

Como converter aquela excelente ideia num projeto atrativo?

O primeiro passo é construir uma visão para este projeto. Transformar a ideia inicial numa visão e comunica-la eficazmente. Quer a sua ideia seja um negócio, um projeto de voluntariado ou até um projeto familiar é importante definir bem o que se pretende atingir e inspirar outros a participarem.

Imagine o resultado que vai obter no final do projeto. Sonhe! Desenhe uma imagem mental desse resultado. Como dizia Hans Selye, “Para que um grande sonho se torne realidade, primeiro é preciso TER um grande sonho.”

Para a Microsoft, o sonho era “Um computador em cada secretária e em cada casa”. Simples, certo? Simples mas, simultaneamente, desafiante e inspirador.

Para a Amazon é “Ser a empresa da Terra mais centrada no cliente; construir um lugar onde as pessoas possam vir para encontrar e descobrir qualquer coisa que talvez queiram comprar online.”

Para os Toastmasters é “Ser a primeira escolha para o desenvolvimento de competências de comunicação e liderança dinâmicas, de alto valor e experienciais.”

O que é que estas declarações de visão têm em comum? São claras, desafiantes, orientadas para as pessoas, inspiradoras e fáceis de comunicar.

O passo seguinte é definir a missão. A declaração de missão define a razão de ser do seu projeto de forma clara e concisa e proporciona os alicerces para os seus esforços. A missão define como é que o projeto vai beneficiar os seus destinatários.

Voltando aos exemplos atrás, “Na Microsoft, a nossa missão e os nossos valores são ajudar pessoas e negócios de todo o mundo a realizar todo o seu potencial”.

Nos Toastmasters Clubs é “Nós proporcionamos uma experiência de aprendizagem apoiada e positiva, em que os membros desenvolvem competências de comunicação e liderança, resultando em maior autoconfiança e crescimento pessoal.”

Para a Nike é “Trazer inspiração e inovação a todos os atletas do mundo. Se tens um corpo, és um atleta.”

Depois de enunciar a missão do seu projeto faça um teste:

  • A missão descreve claramente os valores e crenças inerentes ao projeto?
  • A missão retrata os objetivos do projeto?
  • A missão conduz os participantes do projeto a atuarem positivamente?

Já definiu as declarações de Visão e Missão. Agora defina os Valores Centrais. Os seus valores e crenças sobre o que é bom e o que é mau, o que é importante e o que não é, e os valores e crenças dos que o rodeiam afetam o seu dia-a-dia e, consequentemente, o desenrolar do seu projeto.

Pense em quais serão os valores essenciais que o irão ajudar na sua missão. Estes serão os valores centrais e deverão estar sempre refletidos nas suas palavras e nas suas ações, bem como nas de todos os participantes do projeto. Por exemplo, um dos valores centrais poderá ser “Cada cliente é especial e será tratado com atenção especial” ou “Os colaboradores serão conhecedores e entusiastas dos nossos produtos e serão capazes de partilhar o seu conhecimento e entusiasmo com os clientes”.

Os Valores Centrais fornecem a base para a tomada de decisão. Roy Disney dizia “Não é difícil decidir quando sabemos quais são os nossos valores”.

Agora sim, pode começar a comunicar o seu projeto. Tendo por base a Visão, a Missão e os Valores Centrais, comunique o seu projeto de uma forma positiva e convincente. Ligue estas dimensões aos interesses dos seus interlocutores. Encante potenciais financiadores, parceiros e colaboradores.

“Se queres construir um navio, não chames as pessoas para juntar madeira ou para lhes atribuíres tarefas e trabalho, mas sim ensina-as a desejar a infinita imensidão do oceano.”

Antoine de Saint-Exupéry