A vida das empresas e dos empresários passa por diversas fases e em determinadas circunstâncias é necessário vender ou comprar uma empresa. Seja porque o empresário já não está interessado em continuar no negócio ou o quer desenvolver rapidamente, ou porque lhe apresentaram uma proposta de venda da empresa que considera interessante ou ainda porque é fundamental encontrar uma nova solução para a empresa, evitando-se o colapso do negócio.

Para responder a estes desafios é fundamental proceder à avaliação da empresa, cujo objetivo é saber quanto pode valer a empresa que se vende ou se compra.

Avaliar significa apurar ou estimar o valor de determinada coisa, sendo a avaliação um processo essencialmente subjectivo dado que depende de variados fatores, nomeadamente:

  • Da ótica do avaliador: se está numa situação de comprador, vendedor ou analista “neutro”;
  • Das características pessoais do avaliador: as suas preferências, valores, interesses, objetivos, motivações, etc;
  • Do contexto económico, social e político em que a avaliação é efetuada;
  • Das circunstâncias que promovem a necessidade da avaliação: fusão, reestruturação, liquidação, …;
  • Da seleção e aplicação dos próprios modelos de avaliação: métodos com base no rendimento, património, mercado, regulamentar,…;
  • Da definição dos parâmetros dos modelos de avaliação aplicados: em termos de risco, rendibilidade, crescimento esperado, etc.

Um processo de avaliação passa por várias fases:

  • Definição dos objetivos da avaliação: tendo em consideração o contexto da avaliação define-se o tipo de valor que se pretende avaliar;
  • Recolha de informação contabilística e extra contabilística da empresa e o respectivo negócio, sector, mercado que possa influenciar o atual desempenho da empresa;
  • Seleção de modelo de avaliação mais apropriado para avaliar a empresa;
  • Estimação das variáveis e fixação dos parâmetros de avaliação: rendibilidade, risco, crescimento,…;
  • Cálculo do valor da empresa através da aplicação dos modelos.

A fase final consiste na elaboração do relatório de avaliação.

Um dos principais problemas de fundo do processo de avaliação prende-se com a pluralidade e a divergência da noção de Valor. O outro prende-se com a diversidade de factores que influenciam o processo de avaliação: • circunstâncias da avaliação; • entidades que iniciaram o processo de avaliação; • dimensão da empresa; • fase em que a empresa se encontra; • mercado onde a empresa desenvolve a sua actividade; • tecnologia;…

A especificidade de cada situação condiciona os métodos de avaliação a aplicar e a definição dos respectivos parâmetros de avaliação.

Para isto existe um conjunto de técnicas e metodologias de avaliação que permitem determinar o valor de uma empresa, e que seguem óticas de avaliação distintas, mediante a utilização de diversos parâmetros, como por exemplo:

  • Abordagem de avaliação segundo uma óptica patrimonial – com base nos valores históricos dos registos contabilísticos;
  • A abordagem com base no rendimento – apura o valor associado ao potencial da empresa para gerar rendimentos futuros.
  • Abordagem com base no mercado – baseia-se em rácios calculados a partir da cotação bolsista das acções da empresa. É mais adequado para as empresas cotadas em bolsa, mas também pode ser aplicada a empresas não cotadas, através de informações de empresas semelhantes em termos de risco, rendibilidade e dimensão, de indicadores de sector. Os analistas e investidores procuram analisar o valor das empresas comparando-as com os principais concorrentes.

Para cada abordagem existem determinados modelos e indicadores específicos, sendo que não se pode considerar que nenhuma abordagem ou modelo seja melhor ou perfeito. O modelo de avaliação mais apropriado depende do tipo de avaliação que se pretende e da especificidade de cada situação.

De acordo com cada um dos diferentes métodos que se podem utilizar estabelece-se um valor para a empresa.

Estes diferentes valores obtidos permitem estabelecer um intervalo para a valorização e permitem criar condições para se possa estabelecer uma negociação séria entre as partes interessadas. Para aferir e suportar as avaliações existem procedimentos de auditoria (due diligence) que garantem seriedade no processo.

Apesar da sofisticação de algumas metodologias usadas, é certo que só existirá transação se o valor for justo ou aceitável para as duas partes envolvidas, comprador e vendedor.

Então, a avaliação de empresas é um serviço relevante e que permite aos empresários saber quanto vale a sua empresa ou quanto pode valer uma empresa que pretenda adquirir.