Num mundo em grande mudança é fundamental tomar boas decisões e estas só se podem fundamentar nos dados que existem ou nas expectativas que os gestores têm para o futuro das suas empresas.
Peter Drucker ensinou-nos que no presente existem dados, sinais e informação que nos permitem antever e construir o futuro. A gestão do futuro é tarefa da estratégia e esta constrói-se através do processo de gestão da estratégia.
Este processo inicia-se com a definição ou clarificação da missão, dos valores e da visão. Segue-se a análise estratégica baseada num conjunto de análises e informação disponível. Esta informação pode ser do exterior da empresa (fatores gerais, nomeadamente políticos, económicos, sociais, tecnológicos, ambientais e legais, e fatores de mercado ou do sector, nomeadamente concorrentes, fornecedores, clientes, ameaças novas entradas e substitutos, entre outros) e do interior da empresa (recursos e capacidades). Finalmente procede-se à escolha da estratégia e da sua implementação e controlo para atingir os objetivos pretendidos.
Em todo este processo é crítico a análise e tratamento de informação relevante para que as escolhas que se fazem, na fase de avaliação e escolha, conduzam a bons resultados e, depois, na fase de implementação e controlo, validem ou alterem o caminho (estratégia) da empresa.
Ora Business Intelligence (BI), de acordo com Olivia (2009), “é um conjunto de técnicas e ferramentas para auxiliar na transformação de dados em informações significativas e uteis a fim de analisar o negócio … Identificar novas oportunidades e implementar uma estratégia baseada em dados … com vantagem competitiva”.
Se esta análise de dados combinar a dimensão externa (dos mercado) com a interna (dados da empresa) a análise é mais rica e as informações serão melhores.
Nas fontes internas consideram-se os dados armazenados nas bases de dados dos ERP (por exemplo, nos softwares de gestão como PHC, Primavera, Artsoft e Filosoft) e nas aplicações de CRM. Será que está a explorar adequadamente esta informação disponível?
Nas fontes externas existem informações sobre os concorrentes e possibilidade de benchmarking, existem informações sobre exportações e importações nacionais e comunitárias, existem estudos sectoriais e informação sobre políticas públicas nacionais e europeias, entre outras. Será que está a analisar estes dados e a transformá-los em informações?
Está a identificar as tendências emergentes, aquelas que importam para os clientes e que podem gerar valor para eles e para a empresa?
Será que está a identificar aqueles factos que não são evidentes, são ténues e que podem passar despercebidos e que, portanto, podem gerar diferenças entre as diversas empresas?
Está a tomar decisões baseadas em dados ou está a tentar acertar no euro milhões?
Está a construir o futuro da sua empresa ou está a navegar à vista?
Está a construir o futuro e a sustentar vantagens competitivas ou está adormecido num presente sem futuro?
Explore e analise os seus dados, transforme-os em informação para fundamentar as suas decisões e assim sustenta vantagens competitivas.
Rud, Olivia (2009) Business Intelligence Success Factors: Tools for Aligning Your Business in the Global Economy. Wiley & Sons