Tem uma ideia fantástica, quer transformá-la no negócio do século mas como é que vai conseguir levá-la até ao investidor/parceiro certo? Como chegar junto dele e despertar-lhe a atenção?
Muitas vezes, um empreendedor apenas consegue falar com investidores/decisores/parceiros chave no momento em que se cruzam num elevador e o tempo da viagem é o tempo que dispõe para explicar a sua ideia. Surge assim o conceito do Elevator Pitch.
Um pitch é “apenas” uma breve apresentação de uma ideia ou negócio em que se incluem os principais pontos-chave. Simples certo? A dificuldade é mesmo tornar simples aquilo que muitas vezes é um assunto complexo.
Um bom pitch tem 2 ingredientes base: apresentação cativante e conteúdo pertinente. O segredo para o conseguir é uma excelente preparação e muito, muito, muito treino.
Para conseguir uma apresentação cativante é imprescindível ser confiante, breve e sincero. Uma técnica interessante é o storytelling. Contar uma história é uma maneira rápida de dar significado à ideia e de alcançar as emoções de quem nos ouve. Conte uma história, por exemplo, com as dificuldades de um consumidor e como a sua proposta melhorou a vida dele.
Apesar de um pitch ser uma apresentação de curta duração, é imprescindível que esteja bem estruturado, com um abertura, corpo e fecho. Seja qual for a sua duração, os primeiros 30 segundos são determinantes para despertar o interesse do seu interlocutor. Aqui deverá responder às questões básicas:
- Que problema é que a sua ideia resolve?
- Quais as oportunidades do mercado?
- Qual o seu modelo de negócio?
- Qual a sua estratégia de crescimento?
Depois desenvolva a ideia. E aqui é muito importante perceber a sua audiência. Antes da apresentação em si, descubra qual é o nível de conhecimento do público e construa o seu pitch com informações mais avançadas ou mais básicas, realçando os pontos que estão em sintonia com os interesses da audiência.
No corpo do pitch é importante responder a questões como:
- Qual é o seu nicho de mercado?
- O que é que o seu produto/negócio tem de verdadeiramente diferenciador?
- Como vai convencer os seus clientes a comprar?
- Quem são os seus concorrentes?
- Quem é a sua equipa?
- O que procura?
É essencial que o seu produto/serviço seja descrito de forma simples e apelativa, mesmo que seja bastante complexo. Nesta fase não interessam detalhes técnicos.
Se estiver a falar para investidores é importante incluir algumas projeções financeiras e/ou dados da situação atual do negócio. É importante também mostrar-lhes como poderão ganhar dinheiro.
No caso de acompanhar a sua apresentação com slides, não se esqueça de que estes são apenas um suporte. Devem ser poucos, simples e com pouco texto. Sempre que possível, substitua o texto por uma imagem.
E chegamos ao fecho. Este deve ser conciso e forte. Sintetize o que foi dito e conclua com uma ideia chave que possa ficar na memória de quem o ouve.
Já preparou o seu pitch e está excelente. Agora treine, treine e treine. A prática vai ajudar a que a sua apresentação seja mais natural e mais confiante. Apresente aos seus amigos, à sua família, aos seus colegas e peça-lhes feedback. Gostaram da ideia? Sentiram-se envolvidos? Despertou interesse?
A oportunidade pode estar em qualquer lado e pode surgir a qualquer momento, por isso tenha sempre o seu pitch bem preparado e atualizado. E antes de fazer a sua apresentação, não se esqueça, descubra quem é a sua audiência e adapte.
Inspire-se e bons negócios!