“Os contos servem para adormecer as crianças e para despertar os adultos.” Hans Christian Andersen

Quem gosta de uma boa história ponha o dedo no ar!

Desde criança estamos habituados a ouvir e a contar histórias. Contar uma história é uma maneira rápida de dar significado ao que nos rodeia e de alcançar as emoções de quem nos ouve. As pessoas até podem esquecer-se do que dissemos mas nunca se esquecem de como as fizemos sentir.

O Storytelling não é mais do que uma narrativa e significa a capacidade de contar histórias relevantes.

E em que pode o Storytelling ser útil a uma empresa/marca?

Os conceitos do storytelling são universais e podem inspirar qualquer marca a contar a sua história. As histórias são poderosas, têm desafios, heróis, conflitos, missões, acontecimentos relevantes… as marcas também!

storytelling como ferramenta empresarial consiste na partilha de uma história única e real de uma empresa ou de um produto, com o objetivo de criar uma relação de proximidade entre a empresa e o cliente. Num mercado saturado de informações, contar uma história interessante é a forma mais eficaz de obter a atenção de alguém e de poder diferenciar-se.

Nos últimos tempos tem-se falado muito na sua aplicação ao mundo dos negócios e às marcas. No entanto, já os grandes oradores da Grécia antiga sabiam que era o melhor método para cativar um auditório. Mesmo os líderes mais carismáticos contam histórias que sabem que irão despertar emoções em quem os ouve.

E sabe onde está a explicação? No nosso cérebro!

“Quando ouvimos dados e números, ativamos o hemisfério esquerdo, encarregado de organizar e analisar. Mas é o hemisfério direito que desperta quando percebemos uma metáfora, quando sonhamos ou criamos novas combinações de ideias. Este hemisfério é aquele que nos torna mais completos, inovadores e intuitivos.”(*)

Uma boa história é autêntica, criativa, inspira a ação e leva o público a uma viagem com a nossa marca. Por isso:

  • Enquadre a sua marca com uma história;
  • Torne a sua empresa uma personagem interessante;
  • Escolha o melhor meio para contar a sua história. No meio digital existem diversas ferramentas ao dispor que ajudam a criar conteúdos visuais atrativos para partilhar a história da sua marca. Aliás, esse pode ser o tema de um próximo post.
  • Enfim, comece o seu “era uma vez… “

Lembra-se de como comecei este post? E pôs o dedo no ar?

Então, partilho consigo a história de uma conceituada marca de brinquedos, contada num vídeo. É um pouco extenso… mas é uma boa história! E quem não gosta de uma boa história?

 

(*) em “Storytelling, a magia das palavras”.