Atualmente o grande desafio para as marcas e profissionais de marketing será entregar o conteúdo certo, para a pessoa certa, no momento e contexto certo.
Entender a complexidade da jornada de compra do consumidor e a evolução dos canais de comunicação poderá permitir uma melhor eficácia e sucesso das acções de marketing
Apesar desta evolução representar muitas oportunidades para as marcas, também trazem desafios para os responsáveis de marketing e para as agências. As marcas que conseguirem entender o que é preciso fazer neste novo cenário, terão mais sucesso na implementação das suas estratégias de comunicação.
Um mercado cada vez mais dinâmico e dominado pelo Digital permitirá a criação de novas formas de entender e medir a jornada de compra do consumidor, bem como a implementação de estratégias que permitam alcançar simultaneamente objectivos comerciais e o reforço de marca. Contudo, a complexidade existente na coordenação de múltiplos canais e plataformas existentes exige novas formas de planeamento e execução de marketing.
Os consumidores estão a mudar e a reagir em resposta aos diversos tipos de dispositivos, plataformas e informação a que têm acesso. Enquanto consumidores as nossas expectativas estão completamente diferentes das que costumávamos ter. Enquanto marca ou profissional de marketing coloca-se o seguinte desafio: Como podemos antecipar as necessidades do consumidor e como o podemos interceptar de uma forma orgânica? Como posso posicionar o meu produto não como mais um produto disponível no mercado, mas também como uma solução para o consumidor?
Devemos estar conscientes do atual poder do consumidor quando definimos o que é ou não relevante. Quem conseguir entender isso e conseguir ajustar todas as suas acções e conteúdos, poderá esperar melhores conversões e resultados.
Como forma de explorar o comportamento do consumidor podemos utilizar algumas ferramentas disponíveis online, onde não podia deixar de destacar esta ferramenta do Google – Think with Google – Uma coleção abrangente de casos de estudos, relatórios e ferramentas globais de Marketing Digital. A secção “Ferramentas de Planeamento” tem muita utilidade, compilando uma série de ferramentas brilhantes como o Google Trends and Our Moblie Planet
Legal, achei muito bacana o seu blog… parabéns!