A transformação digital é cada vez mais uma parte fundamental da estratégia das empresas em todos os setores de atividade. Aliás, mais do que estratégia, é condição essencial para a sobrevivência no curto/médio prazo. Com tantas novidades nesta área é importante identificar tendências e preparar a abordagem das marcas antecipadamente para que possam tirar o maior partido das mudanças que se aproximam.
Se ainda há pouco tempo falávamos do mobile como uma tendência futura, atualmente falamos dele como presente. É um facto que o mobile teve um enorme crescimento durante 2016 e que vai continuar a crescer em 2017. Em 2016 o consumo de conteúdos em mobile ainda não ultrapassou o desktop, mas tem tido um crescimento exponencial e há uma forte probabilidade que tal venha acontecer durante este ano. Assim, quando falamos em novas tendências de marketing digital, é impossível dissociar este tema da utilização mobile.
Em 2017, espera-se um aumento de novas aplicações mobile de utilidade que irão provocar fortes transformações em sectores de atividade tradicionais, como por exemplo a Uber vs Taxistas.
Também em matéria de produção de conteúdos, o paradigma mudou. O tempo em que as marcas publicavam os seus produtos e serviços chegou ao fim, terão de mudar o foco e produzir conteúdos para a interação. O Snapchat representa uma revolução nas redes sociais, na forma como fazemos a interação. As redes sociais mais recentes (Snapchat, Instagram, Periscope) estão focadas nisso. Estas três aplicações, que pretendem concentrar o foco dos utilizadores na plataforma mobile, apresentam websites que não permitem o upload de conteúdos.
Alguns especialistas afirmam que 2017 será o ano das fotos e vídeos 360º. Esta é uma forma apelativa de mostrar paisagens e ambientes que na forma tradicional seria impossível. Já estamos até perante a banalização de fotos panorâmicas, que reforça a tendência visual mencionada.
Com o surgimento no mercado de vários óculos que permitem experimentar a realidade virtual, tudo indica que iremos testemunhar uma feroz competição entre as marcas nos próximos tempos.
A realidade aumentada, que consiste em ver o mundo físico com camadas de sobreposição digital, teve o seu ponto alto com o Pokémon Go em 2016 que ajudou a entender o conceito. Este jogo provou que os consumidores entendem e valorizam a tecnologia de realidade aumentada. Em 2017 muitas plataformas, com o Google à frente, vão apostar significativamente nesta área.
O live video streaming, lançado pelo Periscope em Março de 2015 e entretanto, já disponibilizado também através do Facebook, será um dos principais formatos de disponibilização de conteúdos. O próximo ano será sem dúvida o ano de afirmação deste formato.
Com os avanços tecnológicos que permitem ter acesso a smartphones e tablets com maior capacidade de processamento, maior velocidade de tráfego de dados, maiores e melhores ecrãs, melhor autonomia, etc., é previsível que o mobile se torne um método de navegação preferencial, também por oferecer comodidade aos utilizadores.
Tendo em conta todas estas tendências, não há dúvida que as marcas e empresas devem alinhar as suas estratégias de comunicação para uma integração natural dos seus conteúdos em formato mobile.