Lançar a sua empresa nas redes sociais pode ser um passo muito importante para o sucesso do seu negócio, mas antes de tomar essa decisão deve refletir um pouco sobre algumas questões pertinentes para ter a certeza de que é uma decisão acertada. Para tal sugiro a leitura do artigo Redes Sociais – Estar presente ou não? Eis a questão…

As redes sociais têm um crescimento extraordinário de utilizadores e são por isso uma grande oportunidade da sua empresa / marca se aproximar dos seus consumidores, diferentes públicos e fãs.

De forma a contextualizar a importância destas plataformas, veja estas estatísticas sobre redes sociais (www.brandwatch.com)

  • Em Julho de 2015, a população total mundial era de 7,3 biliões;
  • A internet tem 3,17 biliões de utilizadores;
  • Existem 2,3 biliões de utilizadores ativos nas redes sociais;
  • 91% das marcas de retalho estão presentes em duas ou mais redes socias;
  • Os utilizadores da Internet têm em média 5,54 contas em redes sociais;
  • Houve um aumento de 176 milhões de utilizadores de redes sociais apenas no último ano;
  • Todos os dias são ativados 1 milhão de novos utilizadores de redes sociais em aparelhos mobile, ou seja 12 utilizadores por segundo;
  • A nível global existem 1,65 biliões de contas mobile ativas nas redes socias.

Apesar de parecer algo fácil e intuitivo, lançar a sua empresa nas redes sociais não é uma tarefa para amadores e por isso deverá considerar apostar na formação de uma equipa interna ou na contratação de uma agência especializada. Desta forma estará melhor preparado para avançar para uma área tão dinâmica e cheia de especificidades, como as redes sociais. Um gestor de redes sociais (também frequentemente designado por community manager) deverá ser um elemento que está familiarizado com o ambiente digital, deverá ter as capacidades técnicas, criativas e analíticas e principalmente a disponibilidade para criar e gerir conteúdos, envolvendo uma comunidade em torno da marca.

Como definir a sua estratégia para as redes sociais:

Todas as empresas / marcas são diferentes e cada uma tem suas especificidades, logo não existe uma fórmula única, mas a definição de uma estratégia para as redes sociais respeita sempre estas 4 etapas:

1ª Etapa – Definir objetivos claros e mensuráveis. Sem este primeiro passo não será capaz de avaliar a eficácia ou sucesso, nem o retorno do seu investimento.

2ª Etapa – Definir exatamente para quem queremos falar nas redes sociais, para perceber as suas necessidades e motivações.

3ª Etapa – Definir onde comunicar com o público-alvo identificado. Deverá ser a rede social onde o target passa a maioria do seu tempo online. Poderão também ser criadas diferentes estratégias para as diferentes redes sociais.

4ª Etapa – Definir como será a abordagem. A comunicação deve ser atrativa e pertinente, considerando que as ações nas redes sociais devem acrescentar valor à audiência antes de acrescentarem valor à marca.

Em suma, uma empresa / marca de sucesso nas redes sociais é aquela que consegue um maior envolvimento com a sua comunidade. Entende-se por envolvimento com os seus fãs a conquista do seu reconhecimento, da sua confiança e da sua afinidade. Por fim, esta conquista estará refletida na relevância, no número de partilhas e na capacidade de conversão da sua página.