Antes de embarcar com a sua empresa na aventura das Redes Sociais é conveniente refletir um pouco.
Porque vai utilizar este canal de comunicação?
Como é que as redes sociais encaixam na sua estratégia de marketing?
Os seus clientes estão presentes nas redes sociais ou simplesmente quer estar presente porque todos os outros o estão a fazer?

A Internet e as redes sociais não são um universo à parte. É muito importante que haja coerência entre as ações online e offline para que a empresa consiga comunicar com o seu mercado-alvo de forma adequada.
Ficam aqui algumas questões pertinentes, sobre as quais deverá refletir para poder tomar uma decisão acertada sobre a presença da sua empresa nas redes socias:

• Os Social Media assentam na capacidade de comunicar e produzir conteúdos interessantes para os utilizadores. Se acha que não tem tempo ou habilidade para comunicar, então não vale a pena estar presente.

• Estar nas redes sociais implica estar aberto a críticas, a comentários irónicos e até injustos. É fundamental ter a capacidade de aproveitar estas situações e revertê-las a favor da empresa.

• A permanência nestes meios requer sentido de continuidade, o que implica um planeamento cuidado. Abordar as questões das Redes Sociais de modo superficial terá como consequência resultados superficiais.

• Numa primeira fase da relação com o utilizador devem estar valores como a sedução e o estabelecimento de laços afectivos. Primeiro a empresa tem que ouvir e só depois é que pode ser ouvida, as mais-valias surgirão com o tempo.

As redes sociais são um óptimo canal para criar envolvimento e reforçar os valores da empresa. Para conquistar o cliente terá primeiro que lhe “vender” o conceito antes de vender os produtos/serviços.
Lembre-se sempre: as redes sociais são um mundo de possibilidades rápidas e gratuitas. Poderá colocar sua empresa nas redes sociais em cinco minutos. Mas, fazer com que ela seja adorada e tenha milhares de seguidores é um desafio muito diferente…