É responsável por uma PME e quer vender para mercados externos? Quer vender com sucesso? Então pense em estruturar o seu Plano de Internacionalização com “pés e cabeça”.

Eis a 1ª pergunta que tem que fazer a si próprio e à sua equipa: Há tempo?

Se não conseguir responder logo a esta 1ª questão, vou-lhe dar já uma má notícia: esqueça.

O que se quer dizer com “há tempo?

1ª perspetiva do tempo: Como está o seu tempo, nos planos pessoal, familiar, profissional, etc? No seu trabalho costuma ter muitos tempos livres, que poderia ocupar muito bem para se dedicar a um projeto de internacionalização? Tem disponibilidade para passar temporadas, semanas ou meses, consecutivas em giro por países estrangeiros, enquanto o seu negócio por terras de cá rola em “piloto automático”, ou você já costuma ser o stressado bombeiro a apagar fogos de um lado para o outro no dia a dia da sua empresa?

2ª perspetiva do tempo: você, a sua equipa, os sócios, etc, têm tempo para esperar pelos resultados? A empresa tem dinheiro e outros recursos que pode gastar hoje e nos tempos a seguir, sem lhe fazer falta,  para ter lucros apenas no futuro, quase sempre anos à frente? A internacionalização é um processo de alcance nos médio e longo prazos, nunca para resolver problemas graves atuais “de hoje para amanhã”: financeiros, produtivos, vendas, cobranças, endividamento, bancos, etc. Assim só agrava ainda mais o que de mal já estiver a acontecer.

Se não tem tempo disponível nem tempo para esperar, seja amigo de si próprio, isto é, não se engane. Nem todos vão vencer. As  táticas vitoriosas nem sempre são para os melhores e mais fortes, porém para os que, simplesmente, cometerem menos erros.

Já pensou porque efetivamente falharam muitas empresas ?

Fiz perguntas. Toda a pergunta tem uma resposta. Quando, sem ambiguidades, estiver em condições de responder “temos tempo”, então poderemos passar às 7 perguntas seguintes, sempre uma de cada vez, não de qualquer outra forma atabalhoada como aquele caçador que manda tiros sem direção em todas direções – é só estilhaço.