Depois das merecidas férias entendo ter duas prioridades nas minhas atividades de gestão: a primeira é garantir que se atingem os objetivos operacionais estabelecidos para o ano; e a segunda é rever a estratégia da empresa, procedendo se necessário a correções, para se poder dar início à definição dos objetivos e preparação do plano para 2017.

Para se poderem concretizar os objetivos operacionais definidos para 2016 é fundamental poder dispor de dados do mês de Agosto para avaliar se a empresa está a cumprir ou não as metas traçadas. Ainda há tempo para se tomarem medidas de correção mas, o tempo é curto e por isso as decisões devem ser rápidas. Estas medidas são, em geral, correções que se implementam em prazos curtos, cirurgicamente dirigidas para corrigir desvios relevantes detetados.

Com este procedimento garante-se uma gestão eficiente dos meios para que se possam concretizar os propósitos da empresa até ao fim do ano, acompanhando-se o impacto das medidas tomadas.

Ainda em Setembro é importante rever-se a estratégia da empresa, introduzindo-se, em caso de necessidade, alterações adequadas. Garante-se assim que existe um quadro de referência atualizado e que tem em consideração os dados mais recentes disponíveis, quer sejam dos mercados, quer sejam de âmbito interno.

Depois de concluído este processo, podem agora definir-se com maior detalhe os objetivos para o ano de 2017 e as ações a implementar para os concretizar. Para cada objetivo definem-se um ou dois indicadores e as metas que se pretendem alcançar em cada indicador. Estes indicadores vão permitir monitorizar o desempenho da empresa e tomar as decisões que se impõem para alcançar as metas previstas.

Este processo de planear, executar, monitorizar e agir sobre os desvios é uma atividade contínua que deve ser desempenhada pela gestão de topo e que deve estar incorporada nas rotinas organizacionais a todos os níveis. Só assim se garantem níveis de eficiência e eficácia elevados e se constroem e reforçam vantagens competitivas duradouras.

Esta capacidade de compreender e ajustar continuamente a empresa ao seu mercado, mantendo o foco nos objetivos estratégicos, é fundamental para o sucesso empresarial.

Já iniciou este processo na sua empresa?