Vivemos hoje num mundo em constante mudança, onde impera a incerteza e a complexidade. É frequente falarmos de turbulência, disrupção, hiper competitividade ou dinamismo, por exemplo. Muitos chamam-lhe o mundo VUCA. Mas o que é que isso significa?

O termo VUCA começou a ser difundido no início dos anos 90 pelo US Army War College, sendo que se pensa ter sido usado pela primeira vez em 1987. VUCA é um acrónimo para Volatile, Uncertain, Complex e Ambiguous e utiliza-se para caracterizar a envolvente externa global.

Hoje em dia este termo é cada vez mais usado como uma forma de englobar diferentes características do mundo atual, mas na realidade engloba 4 desafios bem distintos que requerem 4 tipos de respostas bem diferentes. Estes 4 desafios estão relacionados com o grau de conhecimento que temos de uma dada situação e com a nossa capacidade de prever o resultado das nossas ações face a essa situação, tal como se mostra na figura abaixo.

45_imagem1
Adaptado de: N. Bennett, G. J. Lemoine, HBR, 2014

Para compreender melhor este conceito, vamos olhar para cada uma destas dimensões:

Volátil (Volatile)

A volatilidade é a taxa dinâmica da mudança. Um mundo volátil é um mundo instável, cheio de desafios inesperados e de duração desconhecida. As mudanças são cada vez mais profundas e ocorrem cada vez mais rapidamente. No entanto, podem não ser complicadas de perceber e podem ser previsíveis.

Incerto (Uncertain)

A incerteza é uma falta de previsibilidade e informação. Num mundo incerto, as causas e os efeitos de um evento até podem ser conhecidos, mas não sabemos se este irá ocorrer ou não, limitando assim o nosso poder de decisão.

Complexo (Complex)

A complexidade descreve sistemas interdependentes onde não há relações de causa-efeito claras. Este fenómeno tem a ver com o elevado número de variáveis e interligações que existem numa situação. Existe informação e/ou capacidade de previsão, mas o elevado volume de dados e/ou a sua natureza são difíceis de processar/relacionar, tornando difícil compreender as diferentes situações e os seus impactos e impedindo uma visão geral de como as diferentes vertentes estão relacionadas.

Ambíguo (Ambiguous)

A ambiguidade traduz a dificuldade em avaliar a realidade com precisão. As relações causais não são claras e frequentemente não existem precedentes, sendo que desconhecemos os desconhecimentos que temos de enfrentar. Já não há a melhor prática, a melhor ferramenta. A realidade é cada vez menos “preto ou branco”, prevalecendo os diferentes tons de cinzento. Além disso, muitas das exigências para a gestão e organização nos dias de hoje são contraditórias e paradoxais, desafiando os nossos valores.

45_imagem2
Adaptado de: Jeroen Kraaijenbrink

Estas dimensões não são novas, mas o contexto atual amplificou-as. Globalização, comunicação instantânea, ecossistemas de inovação, inteligência artificial, instabilidade política (Brexit, guerra comercial China-USA) vêm desafiar ainda mais os líderes com mudanças contínuas.

Compreender as dimensões VUCA e as implicações de cada uma delas pode parecer paralisante. Qual é o lugar da estratégia e do planeamento num mundo VUCA? Como é possível liderar eficazmente neste contexto?

Esteja atento. Ao longo do próximo ano iremos apresentar ferramentas e metodologias que o podem auxiliar a enfrentar este mundo VUCA com Visão, Compreensão (Understanding), Clareza e Agilidade.

Conte connosco. Nos contamos consigo todas as quartas, no pontoTGA.

Feliz Natal!

 

The business concept of the glass world on a laptop
Designed by jcomp / Freepik: www.freepik.com